Dalva de Oliveira, nome artístico de Vicentina de Paula Oliveira, nasceu em Rio Claro SP em 5/5/1917. Seu pai faleceu quando ainda era criança o que obrigou a mãe e as filhas a tentarem a vida em São Paulo e posteriormente no Rio de Janeiro. Tornou-se uma dos maiores cantoras brasileiras, dona de poderosa voz, indo do contralto ao soprano.
Conheceu Herivelto Martins na década de trinta e foi convidada a formar juntamente com Herivelto e Nilo Chagas, o famoso Trio de Ouro, assim batizado pelo radialista César Ladeira. Casou-se com Herivelto e tiveram dois filhos, sendo um deles o também cantor Pery Ribeiro.
Os maiores sucessos de Dalva foram “Praça Onze” e “Ave Maria no morro” ambas de Herivelto, “Segredo” de Herivelto e Marino Pinto, “Tudo acabado” de J. Piedade e Osvaldo Martins, “Que será” de Marino Pinto e Mario Rossi, “Errei sim” de Ataulfo Alves e muitos outros. Dalva faleceu em 31/8/1972.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…