Categorias: Notícias

Dalva de Oliveira – Última apresentação na Tv Tupi

Dalva de Oliveira, nome artístico de Vicentina de Paula Oliveira, nasceu em Rio Claro SP em 5/5/1917. Seu pai faleceu quando ainda era criança o que obrigou a mãe e as filhas a tentarem a vida em São Paulo e posteriormente no Rio de Janeiro. Tornou-se uma dos maiores cantoras brasileiras, dona de poderosa voz, indo do contralto ao soprano.

Conheceu Herivelto Martins na década de trinta e foi convidada a formar juntamente com Herivelto e Nilo Chagas, o famoso Trio de Ouro, assim batizado pelo radialista César Ladeira. Casou-se com Herivelto e tiveram dois filhos, sendo um deles o também cantor Pery Ribeiro.

Os maiores sucessos de Dalva foram “Praça Onze” e “Ave Maria no morro” ambas de Herivelto, “Segredo” de Herivelto e Marino Pinto, “Tudo acabado” de J. Piedade e  Osvaldo Martins, “Que será” de Marino Pinto e Mario Rossi, “Errei sim” de Ataulfo Alves e muitos outros. Dalva faleceu em 31/8/1972.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: tudo acabo

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03