Categorias: Notícias

Crédito Verde

A ambiguidade continua após reunião de Belém

O presidente Lula decidiu não decidir sobre o impasse da resolução do Conselho Monetário Nacional que impede empréstimos a quem estiver irregular na Amazônia, seja com a titularidade da terra, seja com a lei ambiental.

O encontro hoje em Belém, o Fórum de Governadores, era o local para decidir de que lado está o presidente: se ao lado do governador Blairo Maggi e de outros, que querem que o crédito público continue jorrando para quem desrespeita a lei, ou se está ao lado do Ministério do Meio Ambiente, que defende a resolução.

O presidente saiu-se pela tangente dizendo que ele tem 30 dias para pensar. É que a resolução (que, na prática, apenas diz que as leis têm que ser cumpridas) vai entrar em vigor no dia 1 de julho. Disse que vai decidir com “Blairo, Dilma e Minc”. O governador de Mato Grosso foi alçado, assim, a nível ministerial; tomará parte da decisão. Enfraqueceu Minc, fortaleceu Maggi e não tomou decisão alguma.

Minc, por sua vez, fugiu do tema principal e anunciou R$ 1 bilhão para financiar os produtores que têm reserva legal menor do que a estabelecida em lei e que queiram refazer a reserva legal. O assunto ficou em suspenso e a ambigüidade continua.

Fonte: Míriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00