Categorias: Notícias

Costa do Marfim segura Cristiano Ronaldo e Portugal

Lembra da história de que as seleções africanas eram um bando de jogadores, com talento mas sem noção tática? Nesta terça-feira, o sueco Sven Goran Eriksson mostrou que, com um pouco de trabalho, nem sempre as coisas funcionam assim.

Apos dura disputa de bola Cristiano Ronaldo se estranha com Guy Roland Demel e os outros marfinenses tentam apartar

Montando um ferrolho digno da Inter de Milão de José Mourinho e usando toda a força física de seus jogadores – a maioria maior e mais forte do que os portugueses -, a Costa do Marfim segurou Portugal na estreia das duas seleções na Copa do Mundo. O 0 a 0 foi chato se você gosta de futebol ofensivo, mas lotado de lances brigados, disputas duras – e de 11 jogadores marfinenses marcando no campo defensivo sempre que Portugal pegava na bola.

Cristiano Ronaldo, sem dúvida o maior jogador em campo, até tentou. Sempre que recebia a bola com algum espaço para pensar, conseguia alguma coisa. A melhor delas, logo no início do primeiro tempo, um chute de longe, após um belo toque de calcanhar, pelo meio das pernas, que limpou a marcação. O chute foi de longe, mas acertou a trave direita do goleiro Barry.

O primeiro tempo foi de pouco trabalho para Barry e Eduardo, no gol português. Enquanto isso, zagueiros e volantes travavam duelos com os atacantes. Cristiano Ronaldo, que começou jogando na direita, passou para a esquerda. Foi o início do duelo do jogo, com Demel. Após poucos minutos de briga intensa, os dois levaram amarelos e as disputas ficaram um pouco mais suaves.

No segundo tempo, Eriksson mostrou, mais um vez, seu toque. Ex-técnico da Inglaterra, ele conseguiu fazer com que seus comandados atacassem um pouco mais. O resultado fori uma série de chances para os marfinenses, aproveitando a lentidão do lado direito da defesa portuguesa, com a dupla do Chelsea Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho. Gervinho fez a festa por lá, chutando três vezes nos primeiros minutos, com perigo.

Aos 19, Ronaldo ganhou companhia: Didier Drogba. Pouco mais de uma semana após quebrar o antebraço direito, ele estreou na Copa do Mundo. Entrou no lugar de Kalou, seu companheiro de time na Inglaterra. Não fez muito. A movimentação estava ruim e ele mostrava claramente falta de ritmo. Mas como artilheiro é sempre artilheiro, aos 45 minutos quase marcou, em bola travada por Bruno Alves.

O gol não saiu, mas se o técnico Dunga assistiu à partida, já tem muito com o que se preocupar para os rivais do Brasil. Os portugueses não mostraram inspiração, mas quando chegaram com um pouco de espaço, ameaçaram. Já os marfinenses, aplicados na defesa, sem o ar despreocupado de outros tempos e com porte físico imponente, foram perfeitos na defesa e, no segundo tempo, perigosos no ataque.

Fonte: Uol Notícias
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Costa do MarfimPortugal

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00