Categorias: Notícias

Correspondência

Do leitor Cristovam Oliveira Rocha:

Prezado jornalista, excelente sua matéria no Blog sobre a Petrobrás. Tenho acompanhado seus comentários e vejo que suas opiniões são sempre lúcidas quanto aos desvios desse governo que assusta a todos aqueles que têm um pouco de visão. Não querendo interferir em seu comentário resolvi listar alguns pontos que acho relevantes colocar e lhe agradeceria se posteriormente comentasse, pois na verdade, sou um estudioso do assunto. Abaixo tento resumir minhas idéias.

a) Em sua ânsia tributária, arrecadatória, o governo vem aumentando a DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS sobre o lucro das estatais. Porque o TESOURO é o maior acionista e, portanto, é quem recebe mais. Isto vem DESCAPITALIZANDO as estatais (todas), ou seja, inibindo seus investimentos e expansão;
b) Empresas como o B.do Brasil, Bancos federais, Furnas, Petrobrás, BR, as elétricas e estatais em geral, TENDEM a ter seus lucros anuais diminuídos em função da sangria nos DIVIDENDOS praticada pelo governo. Para arrecadar mais e gastar mais. Isto, fora aquilo que a corrupção desvia diariamente das estatais;
c) Chavez faz o mesmo: seu populismo-assistencialista-distributivista de araque tem saqueado os lucros da petrolífera estatal e impedido que ela possa investir e ampliar a produção. Ou seja: Chavez ESTÁ MATANDO A GALINHA DOS OVOS DE OURO;
d) A Petrobrás também é vítima da obsessão governamental antiinflacionária: com o Barril do tipo leve (que importa) a US$ 100, não dá pra ficar subsidiando a indústria automobilística: a gasolina tem que subir muito e o álcool, muito mais;
e) Tem pouco a ver com o dito, mas: o embaixador do etanol, numa fúria talvez VESPERTINA maldita, proclamou não ser possível governar sem aumentar gastos (e impostos). Isso é inacreditável, quando sabemos que os países mais ricos do mundo não fazem outra coisa além de reduzir gastos de governo, para melhor governarem;
f) Penso que seu Blog deve anotar, se já não o fez, pois infelizmente não dá pra acompanhar todas as postagens, nos últimos anos a carga tributária (a maior do mundo) vem crescendo em torno de 8% ao ano! No período, o PIB sempre “andou de lado”, próximo da estagnação.
g) Daí, essa tributação sobre o “ganho-nada” só tem um nome: extorsão dos nossos bolsos, de quem ainda os têm. É a “bolsa-miséria” da classe média, que é quem move a economia. E move a política de eventual resistência, na atual anestesia sindical dos pelegos, na qual o senhor sempre se refere.
h) Já os gastos de governo, nos últimos 18 anos, objeto de excelente estudo e texto de um dos economistas censurados e demitidos do IPEA: os gastos cresceram, nos 18, em mais de 6% ao ano, contra um crescimento quase-estagnado do PIBB.
i) Como é possível gastar tanto, sem que o Produto=Renda cresça? E o Presidente quer gastar mais. Em que? Parece que o Globo de hoje revela os gastos de palácio, os supérfluos absurdos das 1001 Noites.
j) Parece não haver dúvida de que a CPMF será aprovada, graças à política safada, hipócrita.

Cristovam Oliveira Rocha

OPINIÃO: Estudioso da economia nacional, o nosso colaborador Cristovam Oliveira Rocha, nos traz uma confortante alegria, blogueiros ativistas da crítica política; e nos orgulha em ver crescer o número de brasileiros interessados na construção de um novo Brasil, damos espaço para suas reflexões. Interessou-nos particularmente a defesa da classe média em extinção, móvel dos ataques demagógicos do discurso obreirista de Lula da Silva para agradar sua platéia ignorante; e achatada objetivamente pela “bolsa miséria” dos agentes da banqueirada internacional que controlam os órgãos governamentais responsáveis pela política econômica do PT-governo, Banco Central, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento. Anotamos também para futura pesquisa a denúncia da descapitalização das empresas estatais, de que tivemos um exemplo posterior ao comentário, o balanço negativo inexplicável da Caixa Econômica Federal. MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03