Categorias: Notícias

Corpo do 18º militar brasileiro morto no Haiti chega a Brasília

O corpo do major Márcio Guimarães Martins, o 18º militar brasileiro encontrado morto no terremoto do Haiti, chegou à Base Aérea de Brasília nesta quinta-feia (21) e será homenageado com os demais colegas vítimas da tragédia, em cerimônia marcada para hoje à tarde, segundo informações do Comando do Exército.

Depois da cerimônia os corpos dos militares serão levados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para serem sepultados nas cidades de origem.

Em nota, o Comando informa que nas homenagens os militares mortos serão condecorados com a Medalha do Pacificador com Palma e receberão a Promoção post mortem. A medalha, segundo o Exército, é concedida aos militares brasileiros “que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida”.

A Promoção post mortem é concedida ao militar que, em pleno serviço, morre em consequência de ferimentos recebidos em campanha ou na manutenção da ordem pública, ou em virtude de acidente em serviço.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) do dia 12 e teve epicentro a 15 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe.

O Exército brasileiro informou que 18 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

Entre os civis, a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, e uma mulher cuja família não permitiu a divulgação do nome foram mortos no tremor, aumentando para 21 o número total de vítimas brasileiras.

Fonte: UOL Notícias
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: militarterremoto

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00