Categorias: Notícias

Consuma-se a maracutaia que anunciamos ontem

Comentamos ontem em primeira mão as pressões do Palácio do Planalto e de hierarcas do PT-partido sobre Siba Machado impondo-lhe a renúncia à presidência do Conselho de Ética. Recados de Renan para Lula da Silva e o temor da tropa de choque pelo comportamento de Sibá, que poderia assumir uma postura “independente”, ocasionaram várias reuniões da bancada e da base aliada, que “sugeriram” o afastamento do senador acreano.

Com isto se vê que ninguém pode agir com lisura na República dos Pelegos. Afastado Sibá, criou-se um impasse no Conselho, pois o demorado processo da eleição do seu sucessor fortalecerá a tática da defesa de Renan para retardar a votação do relatório, empurrando-o até o dia 18 de julho, início do recesso parlamentar. Com isto, os defensores do Presidente do Senado esperam esmorecer as pressões da opinião pública e da mídia por um julgamento justo.

No meio da agitação causada pelo afastamento de Sibá, o senador Renato Casagrande (PSB) comentou que a saída do Presidente do Conselho foi motivada pela indefinição dos conselheiros e a debilidade de Sibá para atuar de acordo com os trâmites legais. Casagrande disse que “Ele (Sibá) alegou que não estava conseguindo encaminhar as coisas da forma como pretendia”. O líder dos democratas, José Agripino, discorda dessa colocação, achando que se trata de uma desculpa para não reconhecer que “seria o fim da picada a confissão da pressão insustentável. É uma pressão explícita do Palácio do Planalto para defender seu correligionário”.

Não dá para projetar os rumos do Conselho. O afastamento de Sibá Machado poderá leva o vice-presidente do conselho, Adelmir Santana (DEM), a assumir a presidência e indicar um relator e a data para a votação do relatório. Será que mos governistas aceitarão isso?

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03