O ônus e o bônus
A distância formal que o Palácio do Planalto mantém do embate pela aprovação do substituto da CPMF deixa as coisas assim combinadas entre governo e governistas: se a volta do imposto do cheque perder, a base no Congresso assume o ônus; se ganhar, o presidente Lula fica com o bônus.
Há duas hipóteses para explicar que deputados e senadores aceitem esse tipo de acordo. Ou é fisiologismo agudo ou subserviência crônica.
Ambas as possibilidades deixam o Legislativo em estado terminal, ou para recorrer ao diagnóstico do presidente do Senado, Garibaldi Alves, põem o Congresso “na UTI”.
Dora Kramer, dora.kramer@grupoestado.com.br
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…