Categorias: Notícias

Comentário (III)

O ônus e o bônus

A distância formal que o Palácio do Planalto mantém do embate pela aprovação do substituto da CPMF deixa as coisas assim combinadas entre governo e governistas: se a volta do imposto do cheque perder, a base no Congresso assume o ônus; se ganhar, o presidente Lula fica com o bônus.

Há duas hipóteses para explicar que deputados e senadores aceitem esse tipo de acordo. Ou é fisiologismo agudo ou subserviência crônica.

Ambas as possibilidades deixam o Legislativo em estado terminal, ou para recorrer ao diagnóstico do presidente do Senado, Garibaldi Alves, põem o Congresso “na UTI”.

Dora Kramer, dora.kramer@grupoestado.com.br

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00