Categorias: Notícias

Comentário (II)

Patética popularidade

A propósito da pesquisa CNI/Ibope, dando 58% de “aprovação” ao governo Lula, cabe ligeira digressão. O povo brasileiro, que pouco ou nada lê, também pouco sabe de política e economia. Se soubesse, evidentemente não daria a Lula esses números, haja vista o deserto de realizações que é o seu governo, malgrado os recordes sucessivos de arrecadação tributária. A massa quer mesmo é inflação baixa e dinheiro no bolso. Assim, em plena ditadura militar, Médici chegou a ter mais de 80% de aprovação popular, sendo ovacionado em pleno Maracanã. Tempos do “milagre econômico”, com o País – numa ditadura militar – crescendo mais de 10% ao ano… Sob Lula também crescemos, mas por fatores que tiveram origem no passado (Plano Real, austeridade fiscal e monetária, câmbio flutuante, etc.) e, no presente, extrafronteiras: o dinamismo da China e dos demais emergentes, que crescem a altas taxas e demandam nossas commodities, cujos preços têm subido e favorecido nossa balança comercial.

Nesse “embalo”, tudo melhora. Acresça-se o dólar fraco e em constante baixa, facilitando a vida do povão. Nada disso, como se vê, tem que ver com uma suposta “excelência” da gestão Lula que pudesse justificar os números do Ibope. Muito ao contrário. Lula é sinônimo de corrupção generalizada, populismo, impunidade, violência urbana e no campo, reformas estagnadas, infra-estrutura avoenga em todos os níveis, saúde em frangalhos, educação, então, nem se fale, epidemias a granel, etc., etc… Mas, apesar de tudo, nada impede a aprovação de Lula – nosso presidente teflon. Ele que reze para que o céu de brigadeiro persista, ao menos até 2010, ensejando o verdadeiro “espetáculo do crescimento” mundo afora, com os inevitáveis bons reflexos aqui dentro. É desses benfazejos ventos (de além-mar) que advém a sua patética popularidade.

Silvio Natal (silvionatal49@yahoo.com.br)

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03