Deve haver limites para os impostos
No Brasil, os assalariados pagam a conta de tudo. Dos alimentos às tarifas. Há, sobretudo, uma sensação de descompromisso marcando a atuação da tecnocracia.
Esta, no fundo da questão, está sempre empenhada em prestar serviços ao mundo financeiro. E leva tal ambição ao paroxismo. É indispensável que alguém assuma a condição de personagem de Alexandre Dumas, pai, e se disponha a enfrentar o poder.
A tarefa é cada vez mais isolada e difícil, porém fundamental. Caso contrário, dentro de poucos anos, o capitalismo encontrará dificuldade em ter um mercado interno pela frente. E, neste caso, as especulações não vão adiantar. Quem disse isso? Foi o ex-ministro Otávio Gouvêa de Bulhões, um capitalista conservador de quatro costados.
Pedro do Coutto, jornalista
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…