Deve haver limites para os impostos
No Brasil, os assalariados pagam a conta de tudo. Dos alimentos às tarifas. Há, sobretudo, uma sensação de descompromisso marcando a atuação da tecnocracia.
Esta, no fundo da questão, está sempre empenhada em prestar serviços ao mundo financeiro. E leva tal ambição ao paroxismo. É indispensável que alguém assuma a condição de personagem de Alexandre Dumas, pai, e se disponha a enfrentar o poder.
A tarefa é cada vez mais isolada e difícil, porém fundamental. Caso contrário, dentro de poucos anos, o capitalismo encontrará dificuldade em ter um mercado interno pela frente. E, neste caso, as especulações não vão adiantar. Quem disse isso? Foi o ex-ministro Otávio Gouvêa de Bulhões, um capitalista conservador de quatro costados.
Pedro do Coutto, jornalista
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…