Categorias: Notícias

Colômbia anuncia a libertação de mais três militares em poder das Farc

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, anunciou na noite deste domingo (13) o resgate de mais três reféns que se encontravam sob cárcere das tropas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A libertação dos três reféns aconteceu graças à operação bem sucedida nomeada “camaleão”, que se desenvolveu sob a direção do próprio presidente Álvaro Uribe durante seis meses.

Presidente da Colômbia Álvaro Uribe

Os reféns libertados foram o general Luis Herlindio Mendieta, o coronel Enrique Murillo e o sargento Arbey Delgado, em poder das Farc desde 1998. Segundo o ministério da defesa do país, o Exército ainda procura na região o capitão William Donato Gómez.

Durante discurso na cidade de Quibdó, Uribe pediu publicamente ao comandante da Polícia, general Oscar Naranjo, para “chamar os familiares” e dar a eles a notícia, que foi comemorada com um estrondoso aplauso pelo público que o ouvia.

Após o resgate, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mantêm em seu poder 19 militares e policiais, que pretendem trocar por cerca de 500 rebeldes presos, proposta rejeitada pelo presidente colombiano.

O general Mendiera era o policial de mais alta patente que as Farc tinham em seu poder, e completa neste domingo 53 anos.

Mendieta e Murillo caíram em poder das Farc no dia 1º de novembro de 1998, quando o primeiro tinha a patente de coronel e o segundo, de capitão.

O resgate dos policiais é o segundo de reféns das Farc conquistado pelo governo de Uribe, após a operação de julho de 2008, quando foram resgatados a franco-colombiana Ingrid Betancourt, três americanos e onze militares e policiais colombianos.

O novo resgate de reféns ocorre a uma semana do segundo turno das eleições presidenciais, disputadas pelo governista Juan Manuel Santos e pelo independente Antanas Mockus.

Santos foi o responsável pela operação de resgate de Betancourt e dos outros 14 reféns, já que na época ocupava a cadeira de ministro da Defesa, posição que renunciou para lançar sua candidatura à presidência.

Logística operacional

Em entrevista coletiva, o atual ministro de Defesa colombiano, Gabriel Silva, explicou que a surpreendente operação foi integrada por 300 soldados das forças de segurança e que no lugar onde ela aconteceu havia 40 guerrilheiros.

O ministro insistiu na “perfeição” da missão porque não houve “risco para a vida dos sequestrados e sem baixas” entre as forças militares. “Foi também uma operação totalmente colombiana, por tropas e inteligência colombianas. Homens das forças especiais que durante semanas se arrastaram pelas selvas para chegar ali e dar este golpe contra o narcoterrorismo das Farc”, afimrou Silva.

Ao ser perguntado por maiores detalhes, Silva disse que “por razões de Estado” não podia compartilhar toda a informação porque seria colocar o inimigo em vantagem.

“Tratou-se de uma operação de alta precisão, de forma cirúrgica se chegou ao local”, acrescentou.

Além disso, Silva confirmou que era a Sétima Frente das Farc a que tinha em seu poder os três sequestrados.

O atual ministro de Defesa colombiano insistiu em que “a Segurança Democrática é o caminho correto para devolver a liberdade a todos os colombianos e isso evidência a alta moral da Polícia e sua capacidade para realizar operações impecáveis, sem manchas e com pleno êxito”.

Ele explicou que os três resgatados estão protegidos em algum lugar da selva por 300 homens e que chegarão a Bogotá nesta segunda-feira (14).

Fonte: Uol Notícias
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Farc'sUribe

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00