A carga tributária voltou a crescer no ano passado, transferindo para os cofres do governo federal fatia maior das riquezas do país.
Estudo divulgado ontem pela Secretaria da Receita Federal mostra que tributos recolhidos pelos três níveis de governo em 2010 somaram R$ 1,2 trilhão – 33,56% do PIB. Em 2009, a carga tributária havia atingido 33,14% do PIB.
Trabalho do economista José Roberto Afonso sugere que o aumento foi maior. Segundo ele, o total de impostos das três esferas de governo soma 35,16% do Produto Interno Bruto do país, se a conta incluir royalties do petróleo e outros tributos.
O pico da carga tributária foi atingido em 2008, com 35,5% do PIB. (Folha de SP)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…