Categorias: Notícias

Britto vota pela demarcação contínua da Raposa Serra do Sol

O relator Carlos Ayres Britto, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de anunciar voto favorável à demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol em área contínua, proibindo a presença de não-índios na região.

A ação em julgamento foi protocolada pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Ambos são contrários à demarcação de forma contínua.

A demarcação da Raposa Serra do Sol foi determinada pelo Ministério da Justiça em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso e homologada por Lula em abril de 2005. Mas, até hoje, por respaldo de uma liminar do STF, existem arrozeiros insurgidos na reserva.

É do voto do ministro Ayres Britto o que segue:
– Os índios mantêm com o meio ambiente uma relação de unha e carne.
– Assim como os não-índios conservam sua identidade pessoal e étnica no convívio com os índios, os índios também conservam sua identidade étnica e pessoal no convívio com os não-índios. Pois também eles, os índios, tem o direito de nos catequizar um pouco.

– Estados e municípios costuma ver as terras indígenas como desvantajosa mutilação de seus territórios e acabam por mais do que proteger as populações indígenas, empurrá-las cada vez mais para regiões inóspitas do Brasil.

– Apesar da Constituição defender os índios, ela teve o cuidado de não falar em territórios indígenas, mas sim de terras indígenas. E já ficou demonstrado que terra indígena e ente jurídico são inconfundíveis. Tal como água e óleo não se misturam.

– Quem proíbe o Estado de ocupar o espaço que lhe cabe? E os índios vão pagar porque o Estado não defende as áreas de fronteira? Os índios se opuseram com eficiência e bravura às invasões de estrangeiros.

– Para mim, o modelo é contínuo. Um modelo sem a presença de ilhas. Os índios brasileiros são visceralmente avessos a qualquer idéia de nichos, guetos, cercas, muros viveiros. Práticas adotadas do tipo insular ou queijo suíço.

Atualização das 17h51 – Ministro Menezes Direito, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu mais tempo para analisar o processo tão logo Ayres Britto, relator da ação, anunciou seu voto.

Gilmar Mendes, presidente do STF, suspendeu a sessão, mas não marcou nova data para retomada do julgamento.

Entenda o que está em discussão no Supremo em: STF julga demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

Fonte: Noblat

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03