Novo sócio no clube dos campeões do mundo – É hoje o dia de o mundo do futebol conhecer seu novo campeão. Novo mesmo, já que nem Holanda nem Espanha tiveram ainda o gostinho de erguer a mais cobiçada de todas as taças.
Serra e Dilma elegem alvos para financiar campanha – Os coordenadores das campanhas de Serra e Dilma elegeram seus alvos preferenciais para obter fundos. Além dos bancos, tradicionais doadores do PSDB, o tucano apelará para exportadores, que criticam a política cambial que Serra promete mudar. Já os petistas acham que os ricos estão tão satisfeitos com Lula quanto os pobres, e que o grosso dos recursos deve vir da indústria naval e dos setores financeiros e da construção.
Absoluto no Rio, PMDB tem apoio de 91 dos 92 prefeitos – Dividido no país, o PMDB se tornou absoluto no Rio: controla o governo do estado, a Assembleia, a prefeitura e a Câmara da Capital. Na eleição, nada menos que 91 dos 92 prefeitos dizem que vão apoiar a candidatura do governador Sérgio Cabral à reeleição.
Ficha limpa vai vingar já, afirma presidente do TSE – Em entrevista a Valdo Cruz e Felipe Seligman (Folha de São Paulo), o presidente o TSE, Ricardo Lewandowski, diz que os fichas-sujas que conseguiram liminares para disputar a eleição estão com as campanhas em risco.
STF explora omissão do MP – A preservação de Leonardo Bandara no cargo de procurador-geral do MP no Distrito Federal foi a senha para o STF arquivar o pedido de intervenção em Brasília.
Estado investe pouco em universidades – Em meio ao debate sobre criação de universidades, dados do MEC mostram que o investimento público no ensino superior, por aluno, cai. Na UFRJ, a situação é de penúria.
Carga tributária deve bater recorde de 2008 a atingir 34,7% do PIB – A carga tributária brasileira deverá bater o recorde de 2008, após ter recuado em 2009. Neste ano, a soma de todos os impostos, taxas e contribuições pagos pelas empresas e cidadãos aos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) deverá representar 34,7% do PIB, com alta de 1 ponto porcentual em relação ao ano passado (33,7%).
Você sabe, o que é inflação? – Metade da população, jovens de até 24 anos, nunca conviveram com o descontrole dos preços e desequilíbrio de nossa moeda. Isso é coisa do passado, ou melhor, dos anos 1980, quando os reajustes dos preços chegaram a 2.000% em apenas 12 meses. Hoje em dia é de apenas 5%.
Dobra peso de produto básico nas exportações – O peso das matérias-primas nas exportações do Brasil praticamente dobrou na última década, saltando de 22,8% no primeiro semestre de 2000 para o recorde de 43,4% (US$ 38,7 bilhões) em igual período deste ano. Para economistas, a alta nas exportações de produtos básicos contribuiu para que o país acumulasse US$ 255 bilhões em reservas.
Uma usina de conflitos – Operários trabalham na construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia: desde junho, a obra vem sendo marcada por episódios de greve, depredações e até conflito entre funcionários e policiais.
A hora certa para o etanol brilhar – A sangria de petróleo no Golfo do México ajuda o etanol brasileiro a se firmar como a grande fonte de energia renovável e um forte item na pauta de exportações. O entrave é a disputa com os EUA, cuja capacidade produtiva, de 4.700 litros por hectare, é 2.300 litros menor.
Uma mulher é morta a cada 2 horas – Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, que está em 12º lugar no ranking mundial de homicídios de mulheres. As denúncias de violência contra mulheres cresceram 65% no primeiro trimestre de 2010, em relação a 2009.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…