Silvio Berlusconi: Diplomacia e pole dance – O premiê italiano Silvio Berlusconi passou dois dias no Brasil em reuniões com empresários e com o presidente Lula. Mesmo assim, teve tempo para conhecer seis garotas em festa privê, em um hotel de São Paulo, relata Débora Bergamasco (Estadão). Contratada por R$ 2 mil, dançarina apresentou a “dança do poste”.
PSDB cede aos Maia e muda vice de Serra – O PSDB cedeu à pressão do DEM e aceitou o nome imposto por seu principal aliado para vice na chapa presidencial de José Serra. O escolhido foi o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), de 39 anos e sua indicação homologada na convenção do DEM, é uma vitória do ex-prefeito Cesar Maia e de seu filho, deputado Rodrigo Maia, presidente do partido.
ONG ligada a Mandela diz ver risco de onda de xenofobia – A Fundação Nelson Mandela, ONG ligada ao ex-presidente sul-africano, vê risco de violência contra estrangeiros na fase final da Copa do Mundo. Refugiados do Zimbábue dizem sofrer ameaças de gangues em favelas. A Fifa anunciou que os jogos das quartas de final serão usados como “plataforma contra discriminação”.
Um dia Serra, no outro Dilma – Os poderosos argumentos do governo ainda são desconhecidos, mas devem ter sido convincentes. Em 24 horas, o PSC e o senador Osmar Dias (PDT-PR) mudaram de lado e trocaram José Serra por Dilma Rousseff.
Garotinho é forçado a desistir – Com ataques à imprensa e ao Judiciário, acusados por ele de dificultarem sua candidatura, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) anunciou ontem que desistiu de voltar ao cargo nas eleições deste ano. Beneficiado por liminar do TSE, que suspendeu a decisão do TRE de torná-lo inelegível, Garotinho se lançou candidato a deputado federal.
Boa notícia: Estudantes do semiárido vão construir robôs – O Centro de Educação Científica do Semiárido, projeto do neurocientista Miguel Nicolelis, foi inaugurado em Serrinha (BA); 400 jovens vão aprender em projetos de tecnologia.
A retaliação portuguesa – Apesar de 74% dos acionistas da Portugal Telecom terem aprovado a oferta da Telefónica espanhola para comprar a Vivo por € 7,15 bi, o governo português vetou o negócio. A Vivo é a maior operadora móvel do Brasil.
Reviravolta nas eleições – TSE apavora o meio político ao definir que presidenciáveis estão proibidos de aparecer na propaganda eleitoral caso haja na coligação estadual partidos com concorrentes ao Planalto.
Sucessor de Lula paga reajuste do Judiciário – Um dia após barrar o aumento de 56% nos salários dos servidores, governo faz acordo para conceder a correção a partir de janeiro de 2011, em parcelas.
BC prevê PIB de 7,3% e indica novas altas de juro – O Banco Central aumentou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto deste ano de 5,8%, em março, para 7,3%, superando a previsão do próprio mercado (7,13%). E a maior revisão já feita pelo BC de um trimestre para outro. A estimativa de inflação subiu de 5,2% para 5,4%. O cenário traçado pelo BC reforça a expectativa de novas altas de juros.
Exportação que rende vergonha – Relatório da ONU divulgado ontem mostra que tem aumentado o número de mulheres brasileiras entre as 140 mil vítimas de tráfico para exploração sexual na Europa. A América do Sul exporta 13% desse total.
Campanha ainda precisa achar um rumo – Definição do vice, que poderia ter saído antes, de forma discutida e estratégica, surge tardiamente, com a marca do improviso e com só um efeito, pelo menos por ora: sacramentar a aliança com o DEM.
Limites à política social – Especialistas em políticas sociais afirmam que, sem reforma tributária, redução da pobreza por meio de programas de transferência de renda está perto do limite.
Biodiesel feito em Copacabana – Um estudo da Coppe premiado pela ONU propõe que, 130 mil litros de óleo de soja gerados anualmente por bares e restaurantes de Copacabana sejam transformados em biodiesel numa usina no bairro.
Doenças ameaçam vítimas de enchentes – Epidemiologistas alertam para fim do período de incubação e aparecimento de doenças como leptospirose, hepatite A e cólera nas áreas tingidas de Pernambuco e Alagoas.
Eleição expõe fragilidade de Merkel – A chanceler alemã Angela Merkel sofreu ontem ao longo de três votações na Assembleia Federal para conseguir eleger seu candidato, o democrata-cristão Christian Wulff, presidente da Alemanha, cargo de valor simbólico. A eleição expõe a fragilidade da chanceler, que, desde setembro, enfrenta divisões no governo de coalizão. Analistas já põem em dúvida a capacidade de Merkel de comandar o país.
Trem-bala – Tribunal de Contas da União reduz estimativa de custo do Trem de Alta Velocidade entre São Paulo e Rio e impõe limite de 60,3% do valor total para o financiamento público ao projeto.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…