Rio: Massacre em Realengo – O massacre em Realengo abriu uma ferida no Rio e enlutou todo o país. A estupidez do crime produziu tanta dor que as vítimas foram sepultadas sob uma comoção coletiva poucas vezes vista, mesmo numa cidade marcada por constantes chacinas e tragédias. As cerimônias, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, foram acompanhadas por cerca de duas mil pessoas.
Assassino era ‘zoado’ na escola, diz ex-colega – Cinco amigos com 20 e poucos anos se reuniram perto da escola Tasso da Silveira para discutir o massacre. Recordaram como Wellington, o autor dos disparos, era “zoado” no colégio, em especial pelas meninas, relata Laura Capriglione. “A gente chorou muito pensando que Wellington matou aquelas 12 crianças em represália pelo que aconteceu com ele quando estudávamos juntos”, disse o assessor cultural Thiago da Cruz, que conheceu o assassino.
Dilma se opõe a aumento da gasolina – O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) afirmou que a presidente Dilma Rousseff é quem mais freia a eventual reajuste dos preços da gasolina: “Ela não quer o aumento”. A possibilidade fora aventada pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Segundo Lobão, a empresa tem pleiteado o reajuste sob a justificativa de que os preços não sobem há nove anos e a última alteração ocorreu há dois anos, mas para baixo.
Presidente do BNDES exorta industriais a criticar câmbio – Em reunião em SP, Luciano Coutinho, do BNDES, exortou empresários a protestar contra a política cambial do Ministério da Fazenda e do BC, relatam Valdo Cruz e Sheila d’Amorim. Para Coutinho, Fazenda e BC abandonaram compromisso de manter o câmbio em R$ 1,65 por causa da inflação. O dólar fechou ontem a R$ l,57.
Mercado dribla restrição ao crédito com cheque pré-datado – Desde dezembro, o mercado tem driblado as restrições ao crédito impostas pelo governo com uma invenção brasileira: o cheque pré-datado. Do último trimestre de 2010 para o primeiro deste ano, a fatia desse tipo de cheque no total emitido subiu de 76,37% para 78,04%.
EUA criticam violações no Brasil – Relatório do governo dos EUA aponta diversos casos de desrespeito aos direitos humanos no Brasil, entre os quais a censura ao Estado. O Itamaraty criticou o documento.
Brasil reage a crítica dos EUA sobre violência – O Itamaraty rechaçou documento do Departamento de Estado dos EUA que denuncia violência policial, tortura e impunidade no país. Em nota, queixou-se de “relatórios elaborados unilateralmente”.
Sem acordo, governo dos EUA para hoje – Apesar do esforço pessoal do presidente Barack Obama, democratas e republicanos não chegaram a um acordo sobre o Orçamento até as últimas horas de ontem, ameaçando paralisar hoje o governo dos EUA.
Síria mata 29 em repressão a novos atos contra ditador – Forças de segurança da Síria mataram ao menos 29 pessoas ao reprimir protestos contra o ditador Bashar Assad, segundo testemunhas e ativistas de direitos humanos. A maior parte das mortes ocorreu em Daraa. Em três semanas, o número de vítimas já chega a ao menos 90. Governo relata que rebeldes mataram 19 de seus agentes.
Saúde pública racista: No parto, negras foram penalizadas por não serem aceitas na 1ª maternidade e, incrivelmente, receberam menos anestesia.
Recife: Dengue do tipo hemorrágica volta a matar – Segundo óbito do ano em Pernambuco foi o de moradora de São Bento do Una. Governo busca solução para evitar fechamento de leitos no Oswaldo Cruz.
Acidente mata 12 a caminho de festa em MG – Um micro-ônibus caiu numa ribanceira no começo da noite de ontem, na MG-342, no Vale do Mucuri, matando pelo menos 12 pessoas. Os ocupantes do veículo, a maioria com idade entre 18 e 20 anos, iam de Frei Gaspar para Itambacuri, participar de um carnaval temporão, alguns para trabalhar e outros apenas para se divertir.
Promotor de MS usa vídeo para apresentar ação – Em uma investigação sobre supostos desvios de verba em um projeto rural de MS, um procurador protocolou como ação civil pública um vídeo de 23 minutos. A intenção de Ramiro Rockenbach foi mostrar ao juiz “a dura realidade vivida pelos trabalhadores” de Rochedo.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…