BC indica mais restrição ao crédito para conter inflação – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, indicou que o ritmo atual de expansão do crédito no Brasil, de 20,3%, é um combustível à inflação e, por isso, deverá ser alvo de medidas do BC. Em audiência no Senado, ele fez um balanço dos riscos à alta dos preços e disse que há um “descompasso” entre a demanda e a oferta de bens e serviços da economia.
Dilma critica política de saúde da mulher – Ao lançar em Manaus o programa de prevenção contra câncer de mama e de útero, a presidente Dilma Rousseff criticou a distribuição e a produtividade dos mamógrafos no país – sem citar diretamente seu antecessor, o ex-presidente Lula. “Temos que entender por que esses mamógrafos não estão dando conta do serviço”, afirmou a presidente.
Controle da inflação pede paciência, diz Tombini – O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, pediu no Senado paciência para que a inflação seja conduzida para a trajetória de metas. A partir de abril, previu, a inflação começa a “girar” perto do centro da meta, de 4,5%. Ele quer também um teto para a expansão do crédito. Tombini disse que precisará de “sangue-frio”.
Juiz bloqueia bens de Roriz, Arruda, Durval e Jaqueline – O bloqueio, no valor de até R$ 300 mil, foi determinado pelo juiz Álvaro Carlini, da 2ª Vara da Fazenda Pública, e tem como base denúncias de corrupção. A decisão inclui também Manoel Neto, marido da deputada federal Jaqueline Roriz.
Ficha limpa: MP entra em campo para defender a lei – Procurador-geral da República fará sustentação oral hoje no Supremo Tribunal Federal em favor da Lei Ficha Limpa, durante julgamento de recurso que contesta a validade da norma nas eleições do ano passado.
STF decide hoje se fichas sujas voltarão a assombrar o país – Banidos das eleições pela Ficha Limpa, uma lei de iniciativa popular, fantasmas políticos como Roriz, Jader Barbalho e Cássio Cunha Lima ameaçam ressuscitar. E isso pode ocorrer hoje se o Supremo Tribunal Federal decidir que a legislação que os varreu de cena não poderia valer na disputa eleitoral do ano passado.
Obras urbanas para a Copa-14 estão atrasadas – Das 37 principais obras de transporte urbano para a Copa de 2014, apenas cinco estão em construção. Os investimentos ainda indefinidos ou em fase de formulação do projeto somam 59% do total, segundo levantamento do Valor junto às autoridades locais. Dois empreendimentos enfrentam contestações na Justiça: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília e o monotrilho de Manaus.
Coalizão não freia ataques de Kadafi a civis – Forças aliadas lideradas por EUA, Reino Unido e França não têm conseguido frear o ataque das tropas do ditador Muamar Kadafi contra as cidades sob controle rebelde, como Misurata e Zintan, onde 50 pessoas morreram. Um caça americano F-15 caiu perto de Benghazi, mas os dois pilotos foram resgatados.
Pela 1ª vez, Brasil apoia a saída de ditador líbio – O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) afirmou que a governo brasileiro espera uma “transição benigna na Líbia”, como a observada no Egito. É a primeira vez que o Itamaraty se manifesta pela saída de Muammar Gaddafi. EUA, França e Reina Unido, líderes da coalizão que intervem na Líbia, chegaram a um acordo sobre a participação da Otan.
Acordo entrega comando da operação na Líbia à OTAN – Num esforço para tentar superar a crise entre as países da coalizão que intervem na Líbia, a França anunciou a criação de um “comitê político internacional” para dirigir a operação. Com isso, Paris mascara o papel da Otan no comando efetivo da ofensiva, como pediam americanos e os britânicos.
Estudo em MT acha agrotóxico em leite humano – Uma pesquisa da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) mostrou que o leite de mulheres em Lucas do Rio Verde está contaminado por agrotóxicos. Em todas as 62 mulheres do estudo foram achados os produtos tóxicos, sendo que alguns estão proibidos há duas décadas.
MG: Governo emite alerta para risco de lareiras – A morte de um casal de universitários numa pousada de luxo na Serra da Moeda, provavelmente por inalação excessiva de monóxido de carbono proveniente da queima da lenha, fez soar o alarme no governo do estado. As secretarias de Turismo e de Defesa Social vão enviar a todas as hospedarias de Minas uma cartilha com orientações.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…