Itamaraty deu, em 5 anos, 328 superpassaportes – O Itamaraty concedeu 328 passaportes diplomáticos em caráter excepcional entre 2006 e 2010. Entre os beneficiados estão ex-vice-presidentes, ex-governadores, presidentes de partidos e líderes religiosos. Em janeiro, a Folha revelou que dois filhos de Lula receberam o documento dois dias antes de ele deixar a Presidência.
Dilma e Obama assinarão tratados de cooperação – Dilma e Barack vão assinar um tratado de cooperação econômica e comercial durante a visita do presidente americano ao Brasil, no próximo mês de março, informa Patrícia Campos Mello. O acordo criará mecanismos contra obstáculos que dificultam os negócios entre os dois países – como barreiras sanitárias, processos alfandegários e normas técnicas -, mas não prevê reduzir tarifas de importação.
Irã quer matar opositores e já prendeu 1.500 – Deputados iranianos defenderam a pena de morte para os dois maiores líderes da oposição, e o Judiciário confirmou a prisão de 1.500 pessoas na segunda-feira. O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o Egito deve servir de modelo para o Irã.
Escolas federais terão professor sem concurso – A presidente Dilma editou medida provisória que permite a contratação de professores temporários em novas instituições federais sem que haja a necessidade de concursos para a admissão de professores efetivos.Além de salários menores, os docentes temporários não têm direito a férias nem plano de carreira como os efetivos.
Obama incentiva manifestações de iranianos – O presidente Barack Obama condenou a repressão do governo iraniano ao protesto que deixou dois mortos no país e disse esperar que a população continue com coragem de expressar seu desejo de mudança.
Uma gafe fenomenal – Por minutos, o Twitter do STF usou o mote da aposentadoria de Ronaldo Fenômeno para perguntar “quando será que Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?” O STF se desculpou pela gafe de uma funcionária, mas Sarney, irônico, gravou vídeo agradecendo a comparação com o craque.
Nobel da Paz egípcio se diz apreensivo com militares – O Nobel da paz Mohamed ElBaradei, um dos pais dos protestos egípcios, esta apreensivo. “Queríamos o Exército para evitar uma guerra civil, não como ponte para a democracia.” Ele afirmou que o Egito precisa de ao menos um ano até a eleição e criticou o Brasil por não condenar ditaduras.
Anvisa quer banir venda de remédios para emagrecer – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende, a exemplo do que aconteceu na Europa, banir a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central. São elas a sibutramina e os derivados de anfetamina: femproporex, dietilprapiona e mazindol. A única droga que continuará liberada será o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino.
Itália: Berlusconi será julgado por exploração sexual – Em uma decisão inédita, a Justiça de Milão decidiu enviar o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, aos tribunais por abuso de poder e corrupção de uma menor em um escândalo sexual envolvendo a jovem marroquina Karima EI-Mahroug, conhecida como “Ruby Rubacuori”. Pressionado pela queda de popularidade e por protestos de rua, Berlusconi, de 74 anos, será levado ao banco dos réus dentro de 20 dias.
Agora Agaciel Maia é fiscal – Elogiado por governistas e oposicionistas por sua capacidade técnica, o distrital Agaciel Maia (PTC) foi escolhido para presidir a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara. O ex-diretor-geral do Senado, investigado por diversas irregularidades na sua gestão, vai controlar uma área estratégica do Legislativo local.
Em Goiás, subcomandante da PM é preso – A Polícia Federal prendeu ontem o subcomandante da PM de Goiás e mais 18 policiais, acusados de participar de um grupo de extermínio que executou cerca de 40 pessoas, incluindo mulheres e crianças. Os ex-secretários de Segurança e Fazenda também são investigados.
Custo de vida: Comer fora no DF está cada vez mais caro – Em média, um prato nos restaurantes de Brasília custa R$ 22,77, valor menor apenas que o do Rio e o de Santos. A alta dos alimentos e a nova rotina dos trabalhadores contribuem para reajustes nos preços.
Processo kafkiano – A Lei 11.419/06, que trata da informatização dos processos judiciais, ainda causa polêmica em várias partes do país. Alguns juízes se recusam a aceitar as petições por e-mail, já que a tramitação ainda é feita em papel.
PE: Governador afasta oito PMs sob suspeita – Homens são acusados de espancamento e tentativa de abuso sexual contra três jovens. Eduardo ordenou ainda que vítimas e familiares tenham proteção. Associação de Cabos e Soldados diz que imprensa desmotiva a tropa.
Interior do Rio supera a capital – Pesquisa mostra que a qualidade de vida e o crescimento econômico nos municípios do interior fluminense são maiores do que na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Casa própria: Desconto para 74 mil mutuários – Contratos assinados há mais de 16 anos serão renegociados pela Emgea — empresa que administra financiamentos com dívidas — e abatimento chegará a 82%. No DF são 1.636 clientes.
Mortes no entorno levam PMs à cadeia – A Polícia Federal prendeu 19 policiais militares goianos suspeitos de fazerem parte de grupos de extermínio que agiam em Goiânia e nas cercanias do DF. Desde 2009, o Correio denuncia uma série de assassinatos na região. Os ex-secretários de Segurança Ernesto Roller e de Fazenda Jorcelino Braga são investigados por tráfico de influência.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…