Categorias: Notícias

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

Dilma não quer mais Côrtes no Ministério – Irritada com o governador Sérgio Cabral, que vazou a informação de que ela se decidira pelo secretário Sérgio Côrtes para o Ministério de Saúde, a presidente eleita, Dilma Rousseff, negou ontem que tenha escolhido o titular da pasta. A bancada do PMDB na Câmara também reagiu e disse que não se sentiria representada por Côrtes, nome praticamente descartado.

Câmara aprova partilha para a exploração na camada pré-sal – A Câmara aprovou o projeto que muda o modelo de exploração no pré-sal, hoje de concessão, para o regime de partilha. O governo receberá parte da produção em petróleo. Foi criado ainda o fundo social para aplicação dos recursos. Só falta agora a sanção presidencial. O governo conseguiu adiar para 2011 a discussão sobre os royalties.

Brasileiro vive mais e adiará aposentadoria – Projeções do IBGE indicam que a expectativa de vida do brasileiro ao nascer atingiu 73,2 anos em 2009, ante 72,9 anos em 2008. Com isso, muda o cálculo do fator previdenciário, utilizado para compor o valor das aposentadorias pagas pela Previdência Social por meio do critério de tempo de contribuição. O governo informou que a nova tabela passou a incidir sobre os benefícios requeridos a partir de ontem.

Cotado para Agricultura, Blairo doou a Dilma R$ 1 mi – Cotado para assumir o Ministério da Agricultura, o senador eleito Blairo Maggi (PR) doou, por meio de suas empresas, R$ 1 milhão para a campanha presidencial de Dilma doação foi feita depois da eleição. O setor que mais contribuiu para ajudar Dilma a fechar a conta da campanha foi o sucroalcooleiro.

Patriota no comando do Itamaraty – Dilma Rousseff disse a interlocutores que o futuro ministro das Relações Exteriores será o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota. A Receita deverá ser comandada por Carlos Alberto Barreto, presidente do conselho de recursos fiscais do órgão. Barreto é ligado a Jorge Rachid, chefe do fisco quando Antonio Palocci – que assumirá a Casa Civil na gestão de Dilma – era ministro da Fazenda.

Novo Ministério: Aliados e Lula ainda dominam indicações – Apenas 15% dos nomes anunciados para o futuro governo foram escolhidos pessoalmente por Dilma Rousseff. A maioria dos futuros servidores do primeiro escalão reflete os interesses das legendas que a elegeram ou pertencem à cota do atual presidente.

Falta qualidade à educação no país, diz estudo – Um estudo do movimento Todos pela Educação concluiu que apenas 14,8% dos estudantes que concluem o ensino fundamental e 11% dos que terminam o ensino médio sabem matemática. O desempenho em língua portuguesa também é ruim.

Governo reforça fronteiras em apoio à operação no Rio – Em apoio às operações de combate ao tráfico no Rio, o governo federal montou cerco na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, por onde entram mais de 80% das drogas e armas que abastecem o crime organizado no País. A medida é parte da Operação Sentinela, desencadeada em março, com apoio logístico das Forças Armadas e cerca de 1.500 homens. Em São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal intensificou operações na Rio-Santos e na Dutra.

EUA derrubam site que vaza documento secreto – Criticado por governantes e países atingidos pela divulgação de documentos secretos de sua diplomacia, o governo dos EUA conseguiu tirar do ar por pelo menos cinco horas o site WikiLeaks, autor do vazamento. Por pressão feita pela Comissão de Segurança Nacional do Senado americano, a Amazon, que fornecia servidores ao WikiLeaks, retirou o serviço do ar.

Ministério: Dilma sofre forte pressão de PMDB e PT – De seu vice peemedebista Michel Temer, a presidente eleita recebeu a cobrança de cinco pastas, fora as da Saúde e da Defesa. Petistas exigem o Meio Ambiente.

Para médicos, planos afetam atendimento – Pesquisa mostra que 92% dos médicos já sofreram interferência dos planos de saúde sobre como devem atuar. Para 75% dos profissionais, há limitação a exames. Mais da metade se queixou sobre restrições a período de internação dos pacientes.

Espanha vai privatizar aeroportos – O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, anunciou ao Parlamento um novo pacote econômico que prevê, entre outras medidas, a privatização dos dois maiores aeroportos do país, em Madri e Barcelona.

Aids ataca jovens – Ministério divulga dados que mostram aumento de incidência entre adolescentes, principalmente meninas.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03