Dilma escolhe técnico de carreira para presidir o BC – A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), divulgará hoje mais dois nomes de sua futura equipe econômica, ambos escolhidos entre os quadros do atual governo. Além de Guido Mantega, que continuará chefiando a pasta da Fazenda, serão anunciadas as escolhas de Alexandre Tombini, diretor de Normas do Banco Central, para presidir o BC e de Miriam Belchior para o Ministério do Planejamento.
Equipe econômica com a cara de Lula – A presidente eleita, Dilma Rousseff, anuncia hoje a equipe econômica. Mais próxima do presidente Lula do que de Dilma, terá Guido Mantega (Fazenda), A1exandre Tombini (Banco Central) e Miriam Belchior (Planejamento).
Enem: MEC marca prova para 15 de dezembro – Nova data cai numa quarta-feira, para evitar conflitos com os vestibulares nos próximos fins de semana. O exame será reaplicado apenas para os estudantes prejudicados por erros de impressão no caderno amarelo. Até ontem, haviam sido identificados 2.817 candidatos nessa situação.
Ex-reitor é inocentado – Timothy Mulholland foi absolvido pela Justiça de ter usado recursos de uma fundação ligada à UnB para mobiliar seu apartamento funcional. Por causa das denúncias, Timothy teve que deixar o cargo.
Inflação em alta é desafio a novo BC – A alta de 0,86% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) em novembro intensificou as apostas de que o Banco Central voltará a elevar os juros no início de 2011, impondo um desafio delicado ao novo governo – principalmente ao novo presidente da instituição, já em sua primeira reunião à frente do Comitê de Política Monetária (Copom).
Rio apura ameaça de ação das facções unidas – A polícia do Rio obteve a informação de que, pela primeira vez, as facções CV e ADA se uniram para articular mega-ação no sábado. A tensão levou o governo a fazer operação em 18 favelas. Suspeitos foram identificados com bombas caseiras em Copacabana. Na zona norte, carros foram incendiados. Houve tiroteios. Duas pessoas morreram e oito foram presas.
Justiça manda internar menores agressores em SP – A Justiça determinou que os quatro menores filmados ao agredir pedestres na avenida Paulista no domingo sejam internados na Fundação Casa. A defesa dos menores deve recorrer.
Abdelmassih é condenado a 278 anos em 1ª instância – A Justiça condenou em primeira instância o médico Roger Abdelmassih, especialista em reprodução assistida, a 278 anos de prisão. Ele recorrerá em liberdade. Abdelmassih é acusado de ter estuprado ou violentado 37 mulheres em sua clinica, de 95 a 2008. Sua defesa nega os crimes.
Coreias se acusam por pior ataque a civis em 23 anos – Artilharia da Coreia do Norte contra ilha na fronteira matou dois soldados sul-coreanos; 16 pessoas, incluindo 3 civis, se feriram. Até o término desta edição, não havia dados sobre baixas norte-coreanas. Os dois países se acusaram de ter atacado primeiro.
Pílula reduz infecção por AIDS em 72% – Pesquisa com 2.499 voluntários em seis países (350 no Brasil) mostrou que um comprimido diário, que combina dois medicamentos antirretrovirais, reduziu em 43,8% as infecções por HIV em homens que fazem sexo com homens. O índice de proteção chegou a 72,8% entre aqueles que tomaram o remédio em 90% dos dias. Este é o primeiro trabalho que demonstra a eficácia de um medicamento oral de uso diário para evitar a infecção pelo vírus da aids.
Polícia age em 18 favelas após nova onda de ataques no Rio – A Polícia do Rio realizou operações em 18 favelas dominadas pelo Comando Vermelho, prendeu 11 suspeitos e matou um suposto traficante. A ação se deu após mais uma madrugada com carros incendiados e uma cabine da PM metralhada, além de um atentado frustrado em Copacabana.
PRF apreendeu um fuzil em dois anos no Rio – O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, atendeu ao pedido feito ontem pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, de reforçar o efetivo da Polícia Rodoviária Federal no estado. Entretanto, estatísticas mostram que, de janeiro de 2009 até anteontem, a PRF apreendeu apenas um fuzil nas estradas federais fluminenses.
Brasília: Mais um preso no caso Villela – O crime que chocou Brasília ganhou novos personagens. Francisco Naérlio, 22 anos, está preso desde ontem, sob custódia da Coordenação de Investigações de Crimes contra a Vida (Corvida). Ele é suspeito de participar do assassinato do casal Villela e da empregada em agosto de 2009. Os agentes chegaram até ele após ouvir outro depoimento de Leonardo Alves, ex-porteiro do Bloco C da 113 Sul.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…