Categorias: Notícias

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

PT deve presidir Câmara; e o PMDB, o Senado – 0 PT saiu das urnas com a maior bancada da Câmara: 88 deputados. Com este, número, deve ganhar a presidência da Casa. Já o Senado deverá ser comandado pelo PMDB: o partido elegeu o maior número de senadores, 20.

O silêncio de Lula – O presidente Lula, que fez em média dois comícios por dia em favor de Dilma no primeiro turno, completou ontem 24 horas sem qualquer comentário sobre o resultado das eleições. Coube ao ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha, falar por ele: “O presidente está muito feliz.”

Cabral: ‘Não disputo mais nada’ – Um dia após ser reeleito com 66% dos votos válidos, o governador do Rio Sergio Cabral disse que a eleição deste ano foi a última que disputou. “Juro por Deus. Falei para minha mulher, meus filhos”, afirmou. Cabral disse que vai se dedicar a campanha de Dilma.

Especialistas criticam pesquisas – Os erros dos institutos de pesquisa trouxeram à tona debate sobre a capacidade que a divulgação de dados de intenção de voto tem de alterar a decisão do eleitor. Institutos e especialistas falam nas causas para os erros: entre elas, os altos índices de abstenção, não contabilizados nos levantamentos.

RS: Tarso inicia articulação para compor o governo – Pela manhã, governador eleito fez contatos com aliados, ao esboçar o secretariado. À tarde, com a recordista de votos Manuela, foi para Brasília a chamado de Dilma.

Definição política ajuda estatais – A definição em primeiro turno das eleições para governador nos Estados do Paraná e Minas Gerais, ambas com vitória de candidatos do PSDB, favoreceu as ações da Copel e da Cemig na bolsa.

Cresce força dos partidos médios – Duas forças políticas bem distintas ganharam força na composição da nova Câmara dos Deputados, que teve renovação de 44,6% – percentual semelhante ao de eleições anteriores. Cresceram bastante as bancadas de partidos médios à direita e à esquerda no espectro político. O grupo formado por PSB, PDT e PCdoB, que articula a recomposição do chamado “bloco de esquerda”, ficou com 77 deputados, 13 a mais do que em 2006. Pela direita, PP, PTB e PR – elegeram 103 deputados, 15 a mais do que na eleição anterior.

IOF sobe para que dólar deixe de cair – 0 ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem que dobrou de 2% para 4% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para aplicações de investidores estrangeiros no Brasil. 0 objetivo é segurar a entrada de recursos no país e, assim, evitar que o real fique excessivamente valorizado, o que prejudica exportações, o dó1ar fechou a R$ 1,692, em a1ta de 0,65%.

Servidores em alerta – A categoria pressiona o Congresso contra projetos que preveem demissões por desempenho e limitam gastos com a folha.

Exigência ameaça status de universidade – Governo vai exigir dois programas de doutorado e quatro de mestrado para que instituições sejam reconhecidas como universidades.

Nobel para o pai do bebê de proveta – 0 britânico Robert Edwards; de 85 anos, ganhou ontem o Prêmio de Medicina por ter inventado a técnica de fertilização in vitro, em 1978. o método, já gerou 4 milhões de pessoas em todo o mundo e revolucionou a medicina. o Vaticano criticou a escolha.

Procuradoria apura se ‘fila do passaporte’ na PF foi furada – A Procuradoria investiga se a Polícia Federal de SP favoreceu despachantes na emissão de passaportes durante pane. Em testes, o serviço foi agendado nos dias em que estava suspenso. A PF nega privilégios.

Mais polêmica sobre a AIDS – Médicos poderão receitar remédios para quem suspeitar ter contraído o HIV. Especialistas temem que a medida prejudique a prevenção.

Chávez acelera desapropriações – Governo venezuelano expropria a Agroisleña, importante empresa privada produtora de sementes e fertilizantes, e promete acelerar a expropriação de terras para a reforma agrária.

Novo Madoff? Corretor teria dado golpe de R$ 70 milhões – Grupo imobiliário de Divinópolis é investigado pela Polícia Federal por suspeita de crime contra o sistema financeiro. Teria lesado mais de mil clientes, no mesmo estilo do megainvestidor Bernard Madoff.

Reação a links patrocinados na internet – Empresas começam a reagir aos problemas gerados pelos chamados “links patrocinados” – anúncios vendidos pelos sites de busca com destaque na internet. Proprietários de sites desconhecidos atrelam seus nomes a marcas famosas para atrair mais acessos. Segundo especialistas, há empresas “de fachada” que registram milhares de domínios com as palavras mais procuradas na internet

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21