Categorias: Notícias

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

Chance de 2° turno altera estratégias das campanhas

A quatro dias da eleição, pesquisa Datafolha que aponta a possibilidade de a disputa presidencial ser levada para o segundo turno alterou a estratégia das campanhas, que se intensificaram. No comitê de Dilma Rousseff, dirigentes reconhecem que ela sofreu um revés – segundo a pesquisa, a vantagem da petista sobre a soma dos demais candidatos caiu de sete para dois pontos porcentuais, e ela teria, agora, 51% dos votos válidos. O presidente Lula se reuniu com a cúpula da campanha para dar o tom da reação.

BB admite cinco acessos à conta de Eduardo Jorge – O Banco do Brasil informou à Polícia Federal que os dados da conta do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, foram acessados cinco vezes este ano. O BB garante que os acessos foram justificados, mas o tucano contesta.

‘Ex-formadores de opinião’ assombram petista – Pesquisa Datafolha mostra que, em duas semanas, Dilma Rousseff caiu dez pontos, de 38% para 28%, entre eleitores com curso superior – considerados formadores de opinião, de cuja existência Lula diz duvidar. Nesse, segmento, Dilma teve sua maior queda e está atrás de Serra e Marina

Em queda, Dilma pede PT nas ruas e evita briga com Marina – Diante da crescente possibilidade de um segundo turno, Dilma Rousseff e o PT fizeram um apelo aos militantes por mais empenho na reta final da campanha. Pesquisa Datafolha mostra que, em duas semanas, com os escândalos na Casa Civil, a diferença entre Dilma e a soma dos demais candidatos caiu 12 pontos, considerando votos válidos.

Gasto federal cresce e afeta esforço fiscal – As despesas cresceram 17,2% de janeiro a agosto e as contas do governo central (Tesouro, INSS e BC) fecharam o período abaixo da meta. O superávit primário atingiu R$ 29,71 bilhões. A meta era R$ 30 bilhões.

Disputa pelo Senado em SP é voto a voto – Na reta final, Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB) tentam consolidar votos na Grande São Paulo. Aloysio Nunes (PSDB) busca no interior os eleitores de Orestes Quércia (PMDB) e de Romeu Tuma (PTB).

Estratégia de Serra precisará mudar, diz Aécio – Para Aécio Neves, a campanha de José Serra (PSDB) precisará de um “freio de arrumação” se ele passar ao segundo turno. O ex-governador de Minas defende maior participação de líderes regionais e adoção de propostas do PV.

Justiça pede reforço militar no Tocantins – A Justiça pediu reforço do Exército para as eleições no Tocantins, em razão do clima de insegurança. O governador e candidato à reeleição, Carlos Gaguim, é suspeito de integrar esquema de corrupção.

Troca de acusações marca último debate no Rio – O último encontro entre os candidatos ao governo do estado do Rio Sérgio Cabral (PMDB), Fernando Gabeira (PV) e Fernando Peregrino (PR), transmitido ontem pela TV Globo, foi tenso, com o representante do PR disparando acusações contra Cabral, que reagiu.

Minas discute se PSDB ficou pequeno para Aécio Neves – Ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado, Aécio Neves vem sendo considerado maior que seu partido, o PSDB. Rumores de que, em breve, ele deixaria o ninho tucano – insatisfeito desde que José Serra foi indicado para concorrer à Presidência – são cada vez mais fortes.

Garotinho e a filha são investigados por peculato – A Polícia Civil investiga o uso de integrantes do extinto programa Jovens Pela Paz como cabos eleitorais em campanhas do ex-governador Garotinho e da vereadora Clarissa Matheus, sua filha, em 2004 e 2005. Candidatos nestas eleições, eles respondem por formação de quadrilha e peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração).

Procurador eleitoral dá parecer contra Weslian – O Ministério Público Eleitoral posicionou-se contrário à candidatura de Weslian Roriz ao Governo do Distrito Federal. No entendimento do procurador regional Renato Brill, a manobra de Joaquim Roriz de escalar a mulher como substituta não tem validade porque ocorreu fora dos prazos estabelecidos por lei. O Tribunal Regional Eleitoral se pronunciará sobre o caso no sábado, véspera da eleição.

Beto Richa obtém nova censura a Datafolha no PR – Beto Richa, candidato do PSDB ao governo do PR, obteve na Justiça Eleitoral liminar que barrou nova pesquisa Datafolha; o instituto vai recorrer. É a segunda vez em duas semanas que Richa veta a divulgação alegando irregularidades.

Falha paralisa emissão de passaportes – Uma falha operacional suspendeu em todo o país a emissão de passaportes pela Polícia Federal. Desde sábado, quem precisa dar entrada no pedido ou retirar o documento não consegue. Segundo a PF, a previsão é que o sistema seja restabelecido hoje.

Oposição a Chávez ganha gás para 2012 – Pela primeira vez em 11 anos a oposição teve mais votos – 51% contra 49% do que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O resultado do pleito legislativo de domingo dá força aos adversários de Chávez para enfrentá-lo nas presidenciais de 2012.

Cresce número de brasileiros furtados em Buenos Aires – O consulado brasileiro na Argentina está alertando os turistas sobre o aumento de furtos e golpes em Buenos Aires. Ladrões se passam por taxistas e cambistas. Em 2010, já foram emitidas 2.247 autorizações de retorno para viajantes sem documento. No ano passado inteiro, foram 1.385.

‘Queda de avião da Air France foi crime’ – Tribunal francês definiu como “homicídio involuntário” o desastre com o voa 447, que matou 228 pessoas em 2009. Segundo a sentença, a Airbus conhecia os problemas.

Um em cada três táxis no Rio tem irregularidades – Pegar um táxi nas ruas do Rio pode ser um risco para o passageiro. Nos últimos sete meses, a Secretaria Municipal de Transportes fiscalizou 3.768 veículos, e 1.115 deles (33%) apresentavam irregularidades. Algumas das infrações colocam em risco a vida do usuário, como extintor de incêndio e kit gás vencidos e pneus carecas.

Aeroportos têm esquema para as eleições – O governo vai montar um esquema especial para evitar caos aéreo no fim de semana das eleições. Ontem, apesar da proibição de venda de passagens, a Webjet não conseguiu resolver o problema das escalas de funcionários e cancelou 38,5% dos voos.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00