Categorias: Notícias

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

Ataques de Lula à imprensa provocam reação – Para OAB, o ataque de Lula à imprensa “é um desserviço à Constituição e ao Brasil”. ANJ e Abert também refutaram a fala do presidente. No sábado, ele afirmara que iria “derrotar” jornais e revistas, que se comportam como partido político.

Nordeste em debate: Encontro com candidatos a presidente – Candidatos a presidente participam, hoje à noite, no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, de um inédito e já histórico confronto tendo a região como foco. O debate é uma produção da TV Jornal e será transmitido ao vivo pelo JC Online e dez emissoras de televisão em oito Estados comandadas pelo SBT Nordeste.

Governador do Amapá é solto e retoma campanha  – Suspeitos de corrupção, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias, e o candidato ao Senado Waldez Goes saíram da cadeia e voltam à campanha. Os dois tinham apoio de Lula.

Planalto manda TV estatal filmar comícios de Dilma – A Presidência da República usa funcionários e equipamentos da NBR, TV oficial do governo, para filmar comícios da candidata Dilma Rousseff (PT) dos quais o presidente Lula participa. A lei veta uso eleitoral da máquina pública. Profissionais que não cumpriram a determinação foram retaliados pela cúpula da TV – um deles recebeu advertência por escrito.

MG: Anastasia e Hélio Costa em rumos opostos – Na reta final da campanha pelo Palácio da Liberdade, governador tucano vai acionar prefeitos e outras lideranças no interior para buscar os votos, enquanto candidato do PMDB aposta na presença do presidente Lula no estado.

Investigação de fraudes esbarra em governador – O governador do Tocantins, Carlos Gaguim (PMDB), é um dos citados em investigação do Ministério Público paulista sobre fraudes em licitações. Por ter foro especial, ele não é alvo oficial da apuração. Oito suspeitos estão presos.

Preços de alimentos aumentam – Devido a problemas climáticos e à demanda na China, produtos agropecuários subiram mais de 10% no atacado. Carne, açúcar e trigo já estão mais caros para o consumidor.

Número de mortos em estrada federal bate recorde – As rodovias federais registraram em 2009 o maior número de mortes em 12 anos. Foram 7.383 pessoas (média de 20 por dia). Em 2010, o índice continua alto: até junho, 4.068 pessoas morreram nas estradas. Os números do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes incluem todos os tipos de veículo e os atropelamentos.

Tragédia: Amargo legado das enchentes em Alagoas – O Correio Braziliense visita três cidades atingidas pelas fortes chuvas há três meses e constata que nada, ou quase nada, foi feito para resgatar a vida como era antes da destruição. A burocracia do governo estadual na liberação de recursos é citada como um dos empecilhos para a demora da reconstrução.

Israel voltará a construir na Cisjordânia – O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu vai permitir a construção de casas nos 218 assentamentos judeus na Cisjordânia. A moratória de dez meses acaba no dia 26.

Americanos são acusados de matar afegãos ‘por esporte’ – Cinco soldados norteamericanos foram acusados de matar três civis afegãos, além de desmembrar cadáveres na Província de Candahar, no Afeganistão. Segundo o “Washington Post”, os homicídios foram cometidos “por esporte, por soldados com apreço por haxixe e álcool”.

China suspende diálogo com Japão – Crise aberta pela colisão de barcos perto de ilhas disputadas pelos 2 países faz Pequim suspender contatos com Tóquio.

Formosa: Milícia sob comando de fazendeiros – Documentos sigilosos da PM de Goiás detalham como major do batalhão de Formosa negociava proteção aos donos de fazenda. Suposto grupo de extermínio é acusado de matar um pecuarista a mando de um inimigo. O militar está em plena campanha para deputado estadual.

Obras atrasam nas ferrovias do PAC – O governo Lula chega ao fim com atrasos de um a dois anos nos quatro principais projetos de ferrovias do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Até o fim do ano, metade desse aumento de linhas deveria ser entregue e outra metade, licitada. Dessa ampliação, contudo, só o trecho norte da Norte-Sul (719 km) será realmente entregue, enquanto o governo tenta garantir mais 855 km do trecho Sul até dezembro.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03