A obsessão totalitária – Censurar a imprensa e impedir o fluxo de ideias no Brasil é a única bandeira genuinamente comunista que sobrou aos petistas.
BC mudará tamanho e cor do real = O Banco Central prepara para este ano a primeira reforma nas cédulas de real desde que a moeda foi criada, em 1994. As notas devem passar a ter tamanhos diferentes: quanto mais alto o valor, maior a cédula. Também pode haver mudanças nas cores. A ideia é evitar falsificações e facilitar a identificação.
Eleições 2010: Eleitor pobre quer imposto menor = Pesquisas do Instituto Análise mostram que 67% dos entrevistados com baixa renda preferem um presidente que reduza impostos dos alimentos a um que amplie o Bolsa-Família. Além disso, 65% trocariam programas sociais por redução de tributos para cortar preços.
Apenas o começo = A campanha presidencial – ou pré-campanha, como prefere o governo – tem início em alta temperatura com Lula chamando de “babaca” o presidente do PSDB, que, por sua vez, disse que Dilma Rousseff é “mentirosa”.
Sites oficiais ainda são inacessíveis para cegos = A maioria dos sites da administração pública não é acessível a deficientes visuais, apesar das exigências da lei, informa Lucas de Abreu Maia. Os portais não são decodificados ou lidos por programas que convertem informação em voz. (
Muitos cartões, uma só máquina = O fim de um acordo de exclusividade vai mexer com o varejo brasileiro e com o próprio consumidor. A partir de julho, as máquinas de cartão de crédito usadas em lojas deverão passar a aceitar todas as bandeiras de cartão, e não apenas uma em cada.
Por dentro do QG de Dilma = Amigo de Dilma Rousseff há 42 anos, desde os tempos da luta contra a ditadura, o petista Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH, é personagem central do “estado-maior” da campanha da ministra, que se reúne toda semana. Ele diz que Dilma deve se mostrar ao eleitor como é.
Bolsa-cabresto = Dez meses antes das eleições presidenciais, o governo muda regras do Bolsa Família para evitar a exclusão regulamentar de 5,8 milhões de pessoas do programa. A medida vale até 31 de outubro, data do segundo turno. (págs. 62 e 63)
Administração pública: Suspeita de fraude no ar = Procuradores federais investigam a compra e a venda de helicópteros para 14 estados brasileiros. As negociações, feitas pelo Ministério da Justiça, giram em torno de R$ 123 milhões e começaram a ser apuradas no início do ano passado.
SP investiga 800 delegados = Cerca de 800 dos 3.313 delegados do Estado (24% do total da categoria) são investigados pela Corregedoria da Polícia Civil paulista. São procedimentos abertos pelas mais variadas suspeitas (extorsão, enriquecimento ilícito, violência, prevaricação e mau uso de dinheiro público, entre outros).
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…