Categorias: Notícias

Blog-Jornalismo: 7 dias

Vannuchi ameaça demissão se plano punir torturados for alterado – O secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, diz que pedirá demissão se o Programa Nacional de Direitos Humanos sofrer mudanças para investigar os militantes da esquerda armada durante a ditadura militar.

Caça ao vazamento – Governo investiga divulgação de relatório secreto sobre compra de aviões de combate e reafirma favoritismo francês na disputa.

Um mensalão de R$ 150 mil? – Em depoimento, o delator do esquema de corrupção no Distrito Federal diz que Arruda relatou o pagamento de propinas ao chefe do Ministério Público.

Dívida histórica – A universalização continua a ser o grande desafio do SUS, diz Adib Jatene.

“Queda de juros pagaria 10 PACs” – O vice-presidente José Alencar disse ao JB que o empresariado apoia o governo, porque não quer sobressaltos, e voltou a criticar a política monetária do Banco Central, afirmando que, se os juros caíssem, seria possível pagar 10 PACs.

É possível evitar? – Catástrofes como a de Angra dos Reis nascem de uma combinação de chuvas fortes, ocupações irregulares e omissão do Estado. Como o uso equilibrado do solo e a tecnologia meteorológica podem salvar vidas.

Predadores da floresta – O MST descobriu na selva um instrumento bem curioso para “promover a reforma agrária” no país: a motosserra. Com ela, os sem-terra estão devastando a Amazônia.

Serra e Dilma já têm táticas definidas para a disputa Consolidados como principais candidatos na corrida presidencial, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) iniciam 2010 com estratégias definidas. Sem a concorrência de Aécio Neves, Serra lançará candidatura em março.

Alerta: Colisão política à vista – A Aeronáutica prefere os aviões suecos Gripen na bilionária licitação para renovar a frota de caças do país – e entrega um pepino voador a Lula, que quer porque quer os franceses Rafale

A terra degradadaO geógrafo Aziz Ab’Saber considera urgente revitalizar o solo em prol de uma agricultura economicamente sustentável na Amazônia.

A lição a aprender – Delfim Netto diz que a excessiva valorização do real destrói as cadeias produtivas.

Educação: Um avanço ainda tímido – Lula seguiu a política tucana e inovou pouco no 2º mandato.

Um governo que vive de tumulto – A presidente Cristina Kirchner demite o chefe do Banco Central, cria outra crise institucional e (sem querer) estimula rivais a se lançar para 2011.

Governo quer ampliar acesso a Bolsa Família – Em ano eleitoral, o Ministério do Desenvolvimento Social planeja acrescentar ao critério de renda, uma análise das condições de moradia dos candidatos ao benefício.

Visão distorcida – Consultas apressadas e fraudes no receituário ameaçam programa federal de emergência para cuidar da saúde dos olhos.

A ponte que falta – As enchentes e os deslizamentos do final do ano expõem de forma trágica o nó para o crescimento do País: a fragilidade de sua logística.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00