Categorias: Notícias

“Atmosfera moral do Senado está irrespirável”

Agora associado publicamente à Lula da Silva e ao PT-governo, Renan Calheiros põe em curso uma tática que parece ter saído da cabeça de Zé Dirceu. A tese levantada é que o seu julgamento é uma conspiração dos oposicionistas para derrubar o governo. Com isso, sai do discurso presidencial para manobrar com o prestígio de sócio solidário do poder constituído. Interessante é que acompadrar-se com Lula sob o argumento de que está em curso um movimento para desestabilizar o PT-governo, Calheiros para a ser o defensor de Lula da Silva e não o contrário.

A interlíngua dos corruptos e corruptores inverte as posições no mundo da política, como denunciou o senador Jarbas Vasconcelos que a condensação entre o poder e os corruptos exala um cheiro fétido de “substâncias tóxicas que tornam irrespirável a atmosfera moral do Senado”; Vasconcelos, com seus 37 anos de vida pública é um quadro de nome do PMDB que não aderiu a Lula. Sua intervenção no Plenário é antológica; ele disse de cara a cara com Renan que pediu o seu afastamento e fez um arrazoado que teve muita repercussão na mídia, falando que “o Senado não pode ficar nessa perplexidade em que se encontra, sob pena de se desmoralizar. O que não pode é o Senado ficar sangrando e, mais do que isso, fedendo. Essa situação está ficando insustentável”.

O emparceiramento de Lula da Silva (que viajou para o Paraguai) e do PT-governo com o presidente do Senado não veio em boa hora, ao mesmo tempo em que apareceram CD’s com gravações em que o lobista Cláudio Gontijo diz à Mônica Veloso que Renan o procurava para socorrê-lo nos seus apuros com gastos eleitorais. “É sempre assim: Cláudio arruma aí, pede emprestado”, ouve-se com clareza o lobista dizer. Os CD’s foram entregues ao Conselho de Ética, à Polícia Federal e ao Ministério Público pelo advogado de Mônica, Pedro Calmon Filho. Assim se vê que não são inocentes os que têm contra si provas contundentes como estas.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00