Agora associado publicamente à Lula da Silva e ao PT-governo, Renan Calheiros põe em curso uma tática que parece ter saído da cabeça de Zé Dirceu. A tese levantada é que o seu julgamento é uma conspiração dos oposicionistas para derrubar o governo. Com isso, sai do discurso presidencial para manobrar com o prestígio de sócio solidário do poder constituído. Interessante é que acompadrar-se com Lula sob o argumento de que está em curso um movimento para desestabilizar o PT-governo, Calheiros para a ser o defensor de Lula da Silva e não o contrário.
A interlíngua dos corruptos e corruptores inverte as posições no mundo da política, como denunciou o senador Jarbas Vasconcelos que a condensação entre o poder e os corruptos exala um cheiro fétido de “substâncias tóxicas que tornam irrespirável a atmosfera moral do Senado”; Vasconcelos, com seus 37 anos de vida pública é um quadro de nome do PMDB que não aderiu a Lula. Sua intervenção no Plenário é antológica; ele disse de cara a cara com Renan que pediu o seu afastamento e fez um arrazoado que teve muita repercussão na mídia, falando que “o Senado não pode ficar nessa perplexidade em que se encontra, sob pena de se desmoralizar. O que não pode é o Senado ficar sangrando e, mais do que isso, fedendo. Essa situação está ficando insustentável”.
O emparceiramento de Lula da Silva (que viajou para o Paraguai) e do PT-governo com o presidente do Senado não veio em boa hora, ao mesmo tempo em que apareceram CD’s com gravações em que o lobista Cláudio Gontijo diz à Mônica Veloso que Renan o procurava para socorrê-lo nos seus apuros com gastos eleitorais. “É sempre assim: Cláudio arruma aí, pede emprestado”, ouve-se com clareza o lobista dizer. Os CD’s foram entregues ao Conselho de Ética, à Polícia Federal e ao Ministério Público pelo advogado de Mônica, Pedro Calmon Filho. Assim se vê que não são inocentes os que têm contra si provas contundentes como estas.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…