O manto de Daniel Dantas abriga muitos
MIRANDA SÁ, jornalista
E-mail: mirandasa@uol.com.br
Não é por acaso que Lula da Silva desceu da dignidade presidencial para bater boca com um delegado da Polícia Federal: não tem outra explicação senão a de sair em defesa dos auxiliares e amigos íntimos, emaranhados na rede de corrupção de Daniel Dantas e denunciados no inquérito.
Lula veio a público censurar o policial – de currículo irrepreensível – sendo desmentido por ele. Por isso está tirando o braço da seringa agora, minimizando sua intervenção no caso da Operação Satiagraha. Mas não deixa de proteger os seus por debaixo do pano.
Esta intervenção do Presidente da República na sindicância sobre as maracutaias do Banco Opportunity, mostra o pânico que domina as hostes lulistas-petistas. Os comparsas de Lula enchem páginas e mais páginas do relatório final do delegado afastado, Protógenes Queiroz.
Estão na lista, Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, José Dirceu, ex-chefe, Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência e Mangabeira Unger, ministro do Futuro, e totalmente encalacrado e sem defesa, Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado do PT.Como não poderia faltar, vê-se o nome do compadre Roberto Carvalho, e também parlamentares da base aliada, a senadora Ideli Salvatti e o deputado José Eduardo Cardoso.
Ocorre, porém, que o manto de Daniel Dantas abriga muitos. É uma espécie de sociedade de auxílios mútuos, acima dos partidos. Destaca-se entre os colaboradores da máfia do Opportunity o senador Heráclito Fortes, democrata piauiense.
Não é de hoje que Heráclito mostra simpatias pela turma de Dantas e usufrui das benesses distribuídas aos políticos. Foi apontado como usuário do jatinho do Banco -falou-se em 54 viagens à Teresina – isso o irritou muito. Segundo ele, só usou o avião umas 20 vezes… Com este cinismo, termina na copa e cozinha do Palácio do Planalto…
Fechando a semana, somos informados de que Lula da Silva declarou que a crise que envolve Dantas e cria conflitos nos poderes Executivo e Legislativo, é coisa passageira. Com a velha experiência de pelego sindical diz tratar-se de problemas internos na Polícia Federal e por isso não iria intervir. Pouca vergonha. Ele entrou de sola no embroglio chegando a ir para frente das câmeras de tevê exigindo a permanência do delegado Protógenes na direção do inquérito, garantindo que o policial se afastara por vontade própria…
Chegou a mandar que a PF editasse quatro minutos de uma conversa de três horas, entre a cúpula do órgão e o Delegado. Na penumbra da ilicitude que recruta pessoas do alto escalão do PT-governo e forma no Congresso uma “bancada do Daniel”, todos vestem a mesma camisa. E os piores entre todos são os representantes da dita oposição…
No caso do senador Heráclito vemos a colaboração atingir ao ápice, com uma representação “em defesa da honra” que vai, na verdade, levar os cúmplices ativos e passivos das tramóias do Banco Opportunity ao STF.
O piauiense esperneia e diz que não tem qualquer ligação com as atividades de Dantas, afirmando que as informações constantes do relatório da PF são “ilegais, maliciosas, levianas e mentirosas.” Então leva o processo para as mãos de Gilmar Mendes. Com isso, é bom lembrar que foi o próprio Daniel Dantas quem disse – com todas as letras – que só tinha medo do inquérito cair na primeira instância. De lá para cima é céu de brigadeiro…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…