Categorias: Notícias

Artigo para o fim de semana

Economia malsucedida penaliza servidores públicos

MIRANDA SÁ ( E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Não sem tempo, apagou-se o sorriso alvar do pelego Guido Mantega, que ocupa o Ministério da Fazenda. Após ensaios e experiências malsucedidas, ele reconhece que Lula da Silva foi inconseqüente ao considerar a crise mundial uma ‘marolinha’; e, embora tardiamente, descobriu que com os impactos da crise, o País pouco crescerá este ano.

Por estreiteza de conhecimentos e nenhuma formação teórica, Mantega não enxergou o Exterior. Foi incapaz (talvez pelo antiamericanismo lulo-petista) de acompanhar a estagnação dos EUA, com apenas 2% de crescimento projetado para 2012.

Também não é preciso gastar papel e tinta para analisar a caótica conjuntura européia, só registrar que, somando-se à situação norte-americana, foi a UE que promoveu a queda do PIB global neste segundo trimestre.

Pelas projeções do FMI, o crescimento da economia global será bem menor dos previstos 3,5% para abril; e até a imaginária solidez da China, a maior parceira comercial do Brasil, desvaneceu-se, obrigando a potência asiática a promover as necessárias ações de estímulo.

Como país ‘emergente’ a China economizando, atua diferentemente daqui, onde o PT-governo impõe uma política consumista irresponsável, provocando o endividamento popular. Partido dos ‘trabalhadores’, faz os trabalhadores pagarem indiretamente pela crise.

Lá se vão 18 meses que Dilma Rousseff foi investida na Presidência da República e ainda não assumiu (por ignorância ou inabilidade) o poder de traçar o rumo do crescimento econômico que a Nação almeja.

Dilma sequer consegue pressentir que o seu ministro Mantega é incapaz. Tudo o que ele tem feito até agora, mesmo os resultados positivos, são ganhos simplesmente medíocres. Falta à Presidente uma equipe econômica competente e audaciosa como a que teve o presidente Itamar quando lançou o Plano Real.

Tivesse ao seu lado economistas hábeis, aproveitaria o inegável acerto da queda de juros, e debelaria o chamado ‘custo Brasil’, reduzindo o emaranhado de tributos que oneram o empresariado.

Ao mesmo tempo, seguiria o exemplo ‘socialista’ do presidente francês François Hollande, que aumentou o salário mínimo. Se adotou o caminho do consumo (uma das teses anti-crise), porque não estimular com remunerações justas o mundo do trabalho? Na França, as grandes fortunas e os banqueiros é que entram com uma parcela da concentração da riqueza para combater a crise. Aqui, infelizmente, o PT-governo se desvia da linha justa traçada pelos socialistas franceses.

Vê-se o maior exemplo na negação estúpida do reajuste aos servidores públicos, que injetaria na economia recursos para o consumo, sem endividamento. Aí registramos uma grande contradição, que chega à tragicomédia: O lulo-petismo que chegou ao poder com ajuda do funcionalismo federal converte-se em seu algoz, reprimindo suas greves legítimas.

Além de tiranizar o direito de greve de 26 categorias de servidores, corta retroativamente o ponto dos 350 mil grevistas. E divide mais uma vez a Nação, provocando um descontentamento geral na administração pública.

Não bastassem as preocupantes paralisações da Polícia Federal, Receita Federal (por conta das fronteiras), ANVISA (pela importação de medicamentos), e do Judiciário (às vésperas de uma eleição), estimula a entrada no movimento de outros setores fundamentais do governo.

Por tudo isto, somos obrigados a também repudiar, além de Mantega, os defensores públicos do arrocho salarial do funcionalismo, Gilberto Carvalho e Ideli Salvatti, traidores da causa dos trabalhadores.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03