Bateu forte o coração de milhares de jovens entusiasmados com a vitória do Movimento 26 de julho em Cuba, derrubando uma poderosa ditadura na Ilha. O ditador caído, Batista, era odiento por múltiplos defeitos, sendo o pior deles permitir a colonização do País por multinacionais ligadas à máfia ítalo-americana.
Cuba era conhecida como o “Cabaré dos Estados Unidos”. Seus hotéis e cassinos viviam superlotados de gângsteres de Chicago e Nova Iorque e seus sócios traficantes latino-americanos. Sabia-se, também, que nas suas paradisíacas praias caribenhas havia placas proibindo a entrada de “cubanos e cachorros”.
A expectativa utópica das gerações estudantis deste lado do Atlântico era vibrante. Quase à unanimidade aplaudíamos os “barbudos” que entraram em Havana sob a liderança de Fidel Castro e Che Guevara. Para os idealistas foi a glória, e os católicos receberam o aval do cardeal cubano.
Os primeiros fuzilamentos – no “paredón” – foram até explicados e, de certa forma, desculpados. Mas uma ditadura, tipo a que havia sido derrubada, se implantou, sem alternância de poder e sem liberdade de expressão e de imprensa.
Não foram somente os bandidos presos e condenados à morte; também os discordantes do regime sofreram a prisão e o fuzilamento em julgamentos sumários. Pelo fracasso da economia “socialista”, o país caiu na servidão que a URSS impunha aos satélites europeus e asiáticos.
Com relação a Cuba, que mantém a mais antiga ditadura do mundo, o sonho acabou. É claro que se mantém como um sonho na cabeça de escravos ideológicos preguiçosos de pensar ou com os neurônios desgastados por overdoses de esperança.
Da minha parte, que não creio na mitologia infantil afro-indígena-europeia, sem acreditar no Saci-Pererê, nem nas sereias e muito menos no Papai Noel, o sonho acabou; e, o que é pior, nos deixou a lembrança do pesadelo de um arrependimento.
Com isso não tenho por que aplaudir, e sim lamentar, o atraso histórico que domina o Brasil com o lulo-petismo no poder. Não somente pelas alianças espúrias com remanescentes do regime militar, imediatistas corruptos e correligionários incompetentes, mas pela política externa atrasada, uma diplomacia alternativa e o desprezo pela intelligentsia brasileira.
É primária a atuação do Brasil no plano internacional. E é triste constatar que é fruto da orientação deixada por um ignorante vaidoso como Lula da Silva, pelego inteligente e político hábil para tratar com os 300 picaretas, mas com uma visão estreita de mundo.
Lula, como porta-voz dos brasileiros, foi o mesmo agitador sindical no ABC paulista, e só não nos envergonhou mais por que os líderes mundiais estiveram muito abaixo do que se poderia esperar deles.
A sua astúcia, porém, impediu-o de realizar o que o poste que elegeu, Dilma Rousseff, se atreveu a fazer: renegar os direitos humanos para orar no altar de Fidel Castro. E pagando dízimos com o dinheiro do contribuinte brasileiro sem lhe pedir licença.
Ficou triste ver que a precariedade dos nossos portos não mereceu as verbas aplicadas na reconstrução do Porto de Marielem Cuba. Issosó tem só uma explicação; a empreiteira Norberto Odebrecht financiará as próximas eleições do PT.
O dinheiro entregue a Cuba (R$ 523 milhões), falta aos flagelados das enchentes e das secas, e seriam mais bem usadas na Saúde, Educação e estradas federais; poderia ao menos receber como contrapartida a redemocratização da Ilha, com uma anistia geral e o direito de ir e vir dos cidadãos.
A conquista da liberdade pelos cubanos até que reduziria a nossa angústia diante das filas do SUS, das estradas esburacadas e o imenso contingente de analfabetos da nossa Pátria, Mãe gentil…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…