Categorias: Notícias

Artigo

A mentira do PAC e o seu triste fim…

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br

Um ditado popular observando o que ocorre na natureza diz: “Pau que nasce torto não tem jeito, morre torto”… Nossos avoengos portugueses são ainda mais radicais, dizendo “Pau que nasce torto, até a cinza é torta”…

Quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir sabe que o PT nasceu de uma mentira e chegou ao poder por um estelionato eleitoral. Nos círculos petistas, do realismo da pelegagem sindical à intelectualidade falsamente ideológica, a mentira e a verdade se confundem.

A última que descobri foi a criação do PAC, dito pelo ex-presidente Lula como algo novo, feito “como nunca antes neste país”… Mentira. O PAC vem da ditadura militar, parido na Portaria 214 do Ministério do Interior publicada no Diário Oficial, nº 5185 do dia 18 de junho de 1969.

Na verdade, a sigla é a mesma do lulo-petismo, mas o nome original era Programa de Ação Concentrada – PAC, propondo tudo o que a cópia de Lula divulgou com propósito manifestadamente eleitoreiro, para eleger sua sucessora, Dilma Rousseff.

Para melhor ludibriar o povo – carentésimo de ilusões – Lula fez da sua candidata a “Mãe do PAC” – uma promessa enganosa para o desenvolvimento humano, numa parceria da União com estados e municípios, no saneamento básico, assistência médica, casas populares, estradas, etc., etc….

Os governos militares, mais preocupados em se manter no poder, pouco fizeram para materializar o projeto, que caiu no esquecimento. Renascido com arte e técnica de maciça propaganda, o PAC do lulo-petismo clonado do PAC da ditadura, nomeou uma mãe robusta, com fama de competente administradora.

A “Mãe Dilma” – que embalou o “filho” nos palanques, conquistando a simpatia do eleitorado – foi eleita, mas logo enjeitou e soltou o menino no mundo. Dedicou-se a trabalhar para pagar as contas deixadas pelo pai que a abandonou com o filho, repetindo a costumeira história de abandono familiar por pessoas sem formação.

Ficaram despesas muitíssimo maiores do que os resultados, atravessando dois orçamentos, o de 2011 em curso, e o outro de 2012, aindaem elaboração. Mesmo assim, a mãe vítima, mas cúmplice do companheiro malandro,  anuncia novo balanço das realizações do filho bastardo pouco convincentes .

Neste registro oficial, veem novas mentiras ilustradas na exibição de números (que também mentem na boca de mentirosos) prometendo mais e mais, mais investimentos e mais pressa na conclusão das obras ajustadas e exigidas pela opinião pública.

As pessoas bem informadas e independentes de favores governamentais sabem que o casal Lula-Rousseff, além de mentir, não prima pela capacidade e eficiência em administrar. Pior ainda, a sua burocracia é influenciada pelo binômio “politicagem e corrupção”.

A politicagem fica visível na entrega dos ministérios a partidos políticos que se constituem em feudos, e a corrupção vem por conta dos agentes arrecadadores de propinas. Assim se viu nas cinco pastas investigadas pela Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas.

Até o Ministério Público e a Polícia Federal foram convocados para ajudar no serviço de limpeza, varrendo os ministérios dos Transportes, do Turismo, dos Esportes e, ainda necessitando de assepsia, o Ministério do Trabalho e Emprego.

Tudo isso e “otras cositas más” desmistificam o PAC,  órfão pivete que furta o dinheiro público sem evocar a doce compaixão do “meu guri” de Chico Buarque… O PAC forma uma quadrilha com as ONGs fajutas para meter a mão nas verbas destinadas à própria formação…

Segundo estudos recentes, o pai fujão, Lula da Silva, deixou na bodega onde se embebedava restos a pagar que chegam a R$ 16,4 bilhões! E a mãe parceira vai ajustando as contas… Estes pais irresponsáveis deixam o moleque descomedido afundar-se com más companhias até o seu triste fim…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00