Categorias: Notícias

Artigo

PT: Um partido sob domínio da vulgaridade

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br

Seria enfadonho historiar as origens do Partido dos Trabalhadores e a sua original proposta de restaurar a organização socialista livre do policialismo e da burocracia stalinista. É pena que – como na Revolução dos Bichos (a genial fábula de George Orwell) – os porcos se humanizaram, submetendo a massa dos outros animais a ferozes cachorros amestrados.

O novo capítulo da trajetória do PT – ainda não o último – lembra o genial Machado de Assis numa das suas páginas de melhor apreciação crítica ‘O Segredo do Bonzo’, conto que vem no livro ‘Papéis Avulsos’.

Machado, com elegante artifício, recorre a um simulado texto de um personagem de ficção, o aventureiro português Fernão Mendes Pinto, que narra experiências vividas no reino de Bungo. Dali, o genial escritor tira, com fina ironia, o exemplo de como as massas são facilmente manipuladas numa sociedade alienante,  por oradores medíocres e arrogantes.

É desse jeito que vejo o Reino da Pelegagem substituindo enganosamente o regime que um dia seria a esperança dos patriotas brasileiros. Nele, o partido controla o governo, pelegos dominam o partido; intelectuais que sobraram assumem um falso obreirismo; e, a escumalha carreirista, ombrea-se com o bloco dos anteriormente combatidos 300 picaretas do Congresso Nacional,

Não preciso dizer que a isonomia politiqueira do arrivismo com os parlamentares corruptos arrastou até as organizações de massa dirigidas por frações stalinistas do PC do B como se vê no triste exemplo da UNE.

Não será necessário um plano “B” para escapar do lamaçal de corrupção que como um tsunami ameaça arrasar a metade do Brasil patriótico, porque os outros 50% do PT já estão sob o domínio da mediocridade, onde surfam os paus mandados e mercenários provocando e ameaçando os dissidentes em bloguinhos e artiguetes.

O fundamental para a catástrofe que se aproxima é a ação dos alto comissários aparelhados na administração pública a serviço do partido. E não há um modelo mais completo do que o pelego-secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, com entrevistas que mais parecem informes do “partido interno”. Para os entendidos, ele é o alter ego do “ex” Lula da Silva junto à presidente Dilma Rousseff.

Carvalho é a transcendência corporal que encarna Lula no Palácio do Planalto. Sabe-se que, embora no limbo, o “ex” nunca desencarnou da Presidência, como diria um espírita… É “elle” quem mantém o coito dos corruptos e corruptores na administração federal.

Em meio ao escândalo que envolveu os principais departamentos do Ministério dos Esportes, o Dnit e a Valec, foi Lula quem inspirou a imoral intervenção de Gilberto Carvalho tranqüilizando os “companheiros” ao garantir que a “faxina da Dilma” não os alcançaria.

Os dirigentes petistas querem e gostam disso: um ministro ordinário e vulgar baixando as palavras-de-ordem de orientação às bases. Assim surgiram as negativas de uma possível contradita entre Dilma e Lula e novas acusações à imprensa (a imprensa é sempre a culpada) de inventar um afastamento entre o “ex” e a “atual”.

Dando assistência governamental-partidária à tendência majoritária do PT, “Partido que Muda o Brasil”, Carvalho levantou aritmeticamente que, numa escala de zero a 100, ele aposta que é zero a possibilidade de haver uma crise entre a presidente Dilma e Lula.

Ora bolas! O que é que o Brasil e os brasileiros teem com isso?  As contradições internas de um partido que traiu os seus princípios e mergulhou no pântano da mediocridade é um problema deles.

Fazendo ficção na “Revolução dos Bichos – O Retorno” projetamos que, numa briga pelo poder entre os porcos humanizados, vencerão os que treinaram os cachorros para atacar os divergentes da orientação do Chefe.

E a orientação do Chefe é desacreditar Dilma, do criador investindo contra a criatura. Dessa maneira agiu Gilberto Carvalho ao dizer que Dilma não demitiu Alfredo Nascimento, foi o ex-ministro que se demitiu… Vemos claramente que um dos dois mente; a Faxineira ou o Porta-voz…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03