Categorias: Notícias

Artigo

Brasil tem os impostos mais altos do mundo

MIRANDA SÁ, e-mail: mirandasa@uol.com.br

Milhares, talvez mais de um milhão de verdadeiros patriotas protestam contra a nova CPMF, tentativa abjeta do PT-governo e asseclas – entre os quais se encontram governadores do Nordeste – querem um novo imposto, quando tempos os mais altos do mundo.

Não sou burro para desconhecer que também há milhões de brasileiros conformados e ignorantes que não atentam para esse grave problema. Uma massa enorme de pessoas não sabe que os impostos estão embutidos em todos os produtos; nos combustíveis, representam quase 50%.

Este assalto à bolsa do povo cria uma disparidade dos preços entre o seu valor real e acrescido pela abusiva cobrança de tributos não se restringe aos combustíveis, vai da caixinha de fósforos ao imóvel, como mostra a listagem das transferências de dinheiro do contribuinte para o governo.

A casa própria paga 49,02%, o automóvel 43,63%, a geladeira 47,06%, a conta de telefone 46,65%, o açúcar 40,50% e os remédios, como o xarope contra a tosse, 36%.

Em qualquer país civilizado o povo se revoltaria contra este absurdo. O brasileiro, porém – é bom repetir – é conformado e ignorante. As raras denúncias saem da Associação Comercial de São Paulo, com o “Impostômetro”, tela enorme de computador que registra minuto a minuto o total da prestação compulsória paga aos municípios, estados e à União.

A idéia de montar o “Impostômetro” nasceu nos EUA – o U.S. National Debt Clock – cujas indicações alertaram para o endividamento que gerou a crise financeira do ano passado no vizinho do Norte.

Nós pensamos que este relógio marcador, como ferramenta da web, poderia informar também aonde vai o dinheiro arrecadado e o nível de endividamento interno. Assim, quem quisesse, saberia como é gasto o dinheiro do seu salário ou da sua renda compulsoriamente arrancados nos cinco primeiros meses do ano.

Dessa maneira, possivelmente, alguns compatriotas ajudariam a disciplinar federal, estadual e municipalmente a gastança dos governos. Protestos em massa, fariam, certamente, a elite “que escreve colunas neste país” não fica calada.

É preciso dizer e falar alto que pagamos tributos como os europeus e recebemos da administração pública uma prestação de serviços inferior a vários países africanos.

O Brasil será a Euráfrica, onde a mendicância e vadiagem foram estabelecidas pela pelegagem, que trabalham para manter o povo na ignorância e passividade. Levantemo-nos, pois, internautas, lembrando-se que possuímos armas na Web que derrubam ditadores, quanto mais barrar impostos!

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03