Categorias: Notícias

Artigo

Chocante parceria de Lula e CBF

MIRANDA SÁ, jornalista
E-mail: mirandasa@uol.com.br

É impressionante a ascensão da pelegagem no aparelho de Estado. Muito pior do que assistirmos a infiltração dos pelegos nos cargos de governo é a distribuição perversa de todos os postos de mando da sociedade civil organizada com essa gente oportunista e sempre suspeita de não agir corretamente no exercício do poder. E o presidente Lula da Silva deve ser cobrado pela parceria feita com a CBF de Ricardo Teixeira, cuja ficha sócio-política não é respeitável.

Pelo menos é o que registra a crônica esportiva, analisando a estrutura organizada do futebol profissional no Brasil e ainda mais, o levantamento de malfeitos no setor refletidos no caso Corinthians e MSI e mais, as suspeitas perdas de verbas públicas no planejamento, preparo e destino final das obras realizadas para os Jogos Panamericanos, o popular PAN.

Pois bem, fica difícil a gente aplaudir – na festa nacional da conquista pelo Brasil de sediar o Mundial de Futebol – a ascensão de Teixeira, mandando e desmandando, bajulado por governadores e parlamentares sob o olhar cúmplice do Presidente da República.

Já cognominado de “Imperador” pelos críticos da pelegagem que mantém na CBF, Ricardo Teixeira está mais arrogante do que nunca, como a tele-audiência viu e ouviu na primeira entrevista dada por ele após a decisão da Fifa. Decisão, aliás, que não surpreendeu ninguém. Um fato consumado escondido para permitir a festança das viagens do Presidente e dos governadores à Suíça à custa do dinheiro público.

Diante dos repórteres e frente às câmeras de televisão ninguém esconde seus sentimentos. A mentira é traída pela expressão; a falsidade é espelhada em trejeitos; e, o que é omitido, emerge a luz dos refletores. Assim, na entrevista Teixeira não escondeu a prepotência e o trato discriminatório com alguns órgãos de imprensa. Para um repórter canadense que lhe perguntou sobre a violência no Brasil, disse que se trata de um problema internacional e foi provocador gratuito com os EUA, lembrando os tiroteios nas escolas americanas; afirmando cinicamente que aqui não ocorre isso. Sabemos que acontece, matando e mutilando centenas de jovens.

Sob o tema, alegou a paz do PAN… Falou que “Não tivemos nenhum acontecimento no Rio de Janeiro. Tivemos uma Força que não permitiu que tivéssemos violência contra ninguém no Pan”. Se é que se referiu à Força Nacional, omitiu a mobilização geral das Forças Armadas, com contingentes do Exército, Marinha e Aeronáutica se juntando às polícias, civil e militar, do Estado do Rio de Janeiro. Esqueceu-se também de dizer que um dia após o encerramento dos jogos houve um massacre no Morro Santa Marta…

Desprezando com prepotência a violência nas grandes cidades brasileiras, apoiando-se no sócio Joseph Blatter, presidente da Fifa, escarneceu da grande figura do futebol mundial que é Pelé. Quando lhe indagaram sobre a ausência do “Rei”, respondeu com desdém: “Eu não sei onde o Pelé está. Sei que chamei dois jogadores que foram destaque durante minha passagem na CBF: Dunga e Romário”, disse. Dunga seu atual cachorrinho de estimação e Romário a quem se referiu dizendo que “foi um grande jogador”. Até nisso mentiu. Romário não foi, “é”.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00