Categorias: Notícias

Arruda descarta renúncia e não demonstra esperança em habeas corpus, diz secretário

Em uma conversa com o amigo e secretário Alberto Fraga (Transportes), o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), afirmou que não pensa em renunciar e que não está com grandes expectativas em relação ao julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de seu pedido de liberdade, marcado para esta quinta-feira.

Segundo Fraga, Arruda não pensa em deixar o governo para se livrar da prisão. “Ele [Arruda] descartou a hipótese de uma renúncia. Não existe essa possibilidade, essa palavra não saiu da boca dele em momento nenhum. Ele me disse que vai até o fim”, afirmou.

Fraga disse que foi surpreendido com a falta de expectativa do governador em retomar a liberdade. “Perguntei sobre a expectativa do julgamento, mas confesso que fui surpreendido e ele me disse que fica o tempo que for necessário. Ele não demonstrou nenhuma esperança com relação ao julgamento de amanhã”, disse.

O secretário reclamou das instalações de Arruda. “Eu, como militar, já dei abrigo a muitas pessoas que foram presas pela Justiça e confesso a vocês que as instalações eram muito melhores do que a que ele está hoje. A situação não é adequada. Um governador que é governador que não tem banheiro é uma questão que as pessoas precisam imaginar e lembrar que não foi assim no resto do país. Parece que Brasília foi pega como bode expiatório”, disse.

Preso na Superintendência da Polícia Federal, o governador afastado foi transferido na sexta-feira para uma sala de dez metros quadrados, sem banheiro e com um beliche. Quando foi preso no dia 11, Arruda foi levado para uma sala do INC (Instituto Nacional de Criminalística), com 40 metros quadrados, ar condicionado e banheiro individual.

Arruda recebeu ontem a visita do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, na Superintendência da Polícia Federal e queixou-se do “isolamento total até daqueles que eram seus amigos”.

“A conversa que tive com ele foi de nível espiritual e religioso. É um momento difícil para ele, que acabou se tornando o símbolo de um problema político que vai além do caso específico e atinge toda cultura política errada de nosso país, que requer muito trabalho para ser modificada”, reiterou dom João.

Arruda foi preso por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ele é acusado de ter participado da tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra, uma das testemunhas do esquema de arrecadação e pagamento de propina.

Fonte: Uol Notícias
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: José Roberto Arruda

Textos Recentes

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00