Um ministro sem ministério
Se optar por criar uma secretaria extraordinária no Ministério do Planejamento para acomodar o filósofo Roberto Mangabeira Unger no governo, o presidente Lula corre o risco de ter um ministro sem pasta. Ao rejeitar a Medida Provisória 377 o Senado extinguiu a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo e o fim de 660 cargos comissionados em várias áreas.A alternativa de criar uma secretaria extraordinária com status de ministério para Mangabeira pode ser adotada com base no Decreto-Lei número 200, de 1967.
O problema é que seria apenas o cargo de ministro, com assessoria direta, sem a ampla estrutura de um ministério, com atribuições definidas. Uma pasta mais robusta teria de ser criada por instrumento jurídico com força de lei (medida provisória ou projeto). A lei impede, no entanto, a reedição de medida provisória no mesmo período legislativo. A tarefa de recriar os 660 cargos está por conta da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União e do Planejamento.
]
Isabel Sobral, jornalista (de Brasília)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…