Um ministro sem ministério
Se optar por criar uma secretaria extraordinária no Ministério do Planejamento para acomodar o filósofo Roberto Mangabeira Unger no governo, o presidente Lula corre o risco de ter um ministro sem pasta. Ao rejeitar a Medida Provisória 377 o Senado extinguiu a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo e o fim de 660 cargos comissionados em várias áreas.A alternativa de criar uma secretaria extraordinária com status de ministério para Mangabeira pode ser adotada com base no Decreto-Lei número 200, de 1967.
O problema é que seria apenas o cargo de ministro, com assessoria direta, sem a ampla estrutura de um ministério, com atribuições definidas. Uma pasta mais robusta teria de ser criada por instrumento jurídico com força de lei (medida provisória ou projeto). A lei impede, no entanto, a reedição de medida provisória no mesmo período legislativo. A tarefa de recriar os 660 cargos está por conta da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União e do Planejamento.
]
Isabel Sobral, jornalista (de Brasília)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…