Categorias: Notícias

ANÁLISE

Lula terá de pacificar revolta do PMDB

O presidente Lula diz que vai insistir na Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, cuja criação foi barrada no Senado. Mais de 600 pessoas contratadas para o órgão, que seria chefiado pelo filósofo Mangabeira Unger, deverão ser dispensadas. “A gente vem conversando que o PMDB reclama muito, e com certa razão, de que o PT não cumpre os acordos”, diz Lúcia Hippólito. “Eles foram feitos na Câmara para a votação da CPMF e significavam nomeações no segundo e terceiro escalões, liberação de emendas, mas, havia o acordo de que isso tudo só aconteceria depois que ela tivesse a sua votação final aprovada na Câmara. E não foi o que aconteceu.”

A colunista do UOL News conta que a ministra Dilma Roussef atropelou os acordos e impôs a nomeação de dois petistas para a Petrobras. “Isso revoltou o PMDB, que tem a maior bancada na Câmara e no Senado, que resolveu dar o troco ao governo”, analisa. “Se somar uma certa insatisfação do partido aliado a Renan Calheiros com o comportamento do PT no Senado, que contribui para a absolvição de Renan e agora está dando para trás porque viu que a reação da opinião pública está sendo terrível, você tem pronto o caldinho de cultura”.

“Se Lula fizer questão de manter essa secretaria, absolutamente dispensável, ele vai ter que fazer uma nova medida provisória com texto diferente, a secretaria terá que ter um nome diferente porque não é possível, permitido pela Constituição reeditar uma MP que foi derrotada”, diz Lucia. A cientista política explica que agora será preciso fazer um projeto de resolução para tentar sanar os problemas financeiros e jurídicos criados. “Goste-se ou não, Mangabeira saiu dos EUA, da Universidade, licenciou-se, veio com toda a família, é um transtorno. É possível que tenha sido uma medida saneadora do PMDB para que não se gaste mais dinheiro, mas agora o Planalto tem que avaliar como pacifica essa revolta do PMDB”, conclui. (Redação UolNews)

OPINIÃO: É notável o equilíbrio da jornalista (historiadora e cientista política quer mais?) Lúcia Hippólito. Não foi por acaso que seus colegas de redação divulgaram esta conversa que mantiveram com ela e que nós reproduzimos em atenção aos que sabem ler e discernir sobre o que lêem, indiferentemente de gostar ou não das idéias de outrem. Felizmente analfabeto não acessa o nosso Blog… MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03