Aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) prometem ingressar amanhã com consulta no STF (Supremo Tribunal Federal) para que os ministros se manifestem sobre o sigilo da votação no Conselho de Ética do Senado em casos de perda de mandato. Em meio à polêmica sobre a votação secreta no processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no conselho, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) espera que o STF estabeleça a norma a ser seguida pelos senadores.
“O pedido de informações e consulta é porque o Supremo é o guardião da Constituição. Por isso, pedi para ele se pronunciar. Aí, acabam todas as dúvidas”, afirmou.
Na opinião de Borges, o STF vai encerrar a polêmica que divide a oposição e o PMDB no processo contra Renan sobre o voto secreto.
Borges disse que vai manter o seu pedido de vista ao relatório contra Renan com o objetivo de adiar a votação do texto. O objetivo do senador é que, com o atraso da votação, o Supremo possa determinar ao conselho que conduta seguir na votação do relatório.
O impasse sobre o sistema de votação no conselho teve início depois que a consultoria jurídica do Senado enviou parecer no qual recomenda votação secreta no processo contra Renan. O servidor Marcos Santi, ex-secretário adjunto da Mesa Diretora do Senado, pediu exoneração do cargo com a acusação de que Renan teria influenciado os técnicos na elaboração do parecer pelo voto secreto.
Aliado de Renan, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) quase chegou às vias de fato esta manhã com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) na reunião do Conselho de Ética em meio à discussão sobre a sistemática da votação do caso Renan.
Fonte: Folha Online
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…