Categorias: Notícias

A Fundação Casa de Jorge Amado está em ruínas e sem um tostão furado

ASPAS PARA LÚCIA HIPPÓLITO E TOTAL APOIO ÁS SUAS CRÍTICAS AO PODER PÚBLICO E AO DESCASO COM A CULTURA NACIONAL.

Nem Bolsa-Família recebe.

“Sendo o ministro Gil um baiano, que não teria estreado (baiano não nasce, estréia) sem a existência e a militância democrática de Jorge Amado, é inconcebível que o Ministério da Cultura deixe a Casa de Jorge Amado à míngua.

É inconcebível que Caetano, Bethânia e Gal não tenham saído em passeata, exigindo que o Ministério da Cultura tome providências – os três poderiam arcar com o financiamento, como fazem artistas no mundo inteiro, mas deixa para lá.

Pelo menos uma passeata poderiam ter feito.

A triste realidade é que a família de Jorge Amado está vendendo o acervo de um dos maiores escritores da literatura mundial, patrimônio brasileiro, para a Universidade de Harvard.

Incrível como os sindicatos, o PT, as centrais sindicais acham que é importante lutar pela reestatização da Vale do Rio Doce, uma empresa que, depois de privatizada, orgulha muito mais o Brasil do que quando era estatal, ineficiente, prenhe de clientelismo, corrupção, nepotismo e outras mazelas.

Mas estes mesmos sindicatos, este mesmo PT, estas mesmas centrais sindicais não se escandalizam com a venda de um patrimônio nacional infinitamente mais importante: o acervo de mais de 250 mil peças da coleção particular de Jorge Amado para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Em homenagem a meu queridíssimo amigo João Ubaldo Ribeiro, encampo esta luta e convido vocês, gentis e combativos freqüentadores deste blog, a esta cruzada cívica.

Não é possível que Harvard fique com o acervo de Jorge Amado e nós, com Mangabeira Unger!!!!!

Vamos retomar nossas passeatas virtuais.

Ao computador! Vamos entupir as caixas postais dos senadores, deputados, do Ministério da Cultura, da Casa Civil da Presidência!

Queremos o acervo de Jorge Amado no Brasil, na Bahia, na Fundação Casa de Jorge Amado!

E que Harvard receba de volta seu full-professor, Mr. Mangabeira-Unger!”

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03