CLUBE MILITAR
Política indigenista do governo é ‘caótica´
O governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), afirmou na manhã desta quinta-feira, assim como havia dito o general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, que a política indigenista brasileira é caótica. Em seminário promovido pelo Clube Militar do Rio de Janeiro, o governador também fez uma série de ataques a organizações não-governamentais que atuam na floresta amazônica e à Fundação Nacional do Índio (Funai).
Contrário à demarcação da reserva Raposa Serra do Sol em terra contínua e a favor da reivindicação dos plantadores de arroz, Anchieta é também o autor da ação que questiona a demarcação em terra contínua. Conseguiu sua primeira vitória quando o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar suspendendo a operação Upatakon 3, da Polícia Federal, criada para retirar os não-índios da reserva. Os ministros entenderam que a operação pode criar um ambiente de violência.
Ricardo Noblat, jornalista e blogueiro
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…