Categorias: Notícias

Menos exportação

Oriente Médio pressiona consumo de petróleo no mundo

Nos últimos tempos, a China vinha sendo culpada pelas altas no preço do petróleo. Agora, um novo problema surge justamente de onde poderia vir uma solução: os países do Oriente Médio estão aumentando demais o consumo e com isso reduzindo a quantidade de óleo exportado.

Uma matéria do Wall Street Journal publicada hoje mostra que os seis maiores exportadores da região (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Kuwait, Iraque e Catar) aumentaram o consumo doméstico no ano passado em 318 mil barris por dia. E a extimativa é que o consumo na região cresca 40% no próximo ano. Ao mesmo tempo, o embarque de barris destinados ao mercado externo recuou 862 mil barris diários.

– A demanda dos países do Oriente Médio é o principal fator a partir de agora – disse o analista da Lehman Brothers Adam Robinson.
A Arábia Saudita é o país que mais tem aumentado o consumo. Ele aproveita os altíssimos lucros obtidos pelos recordes do produto para fazer investimentos nas indústrias petroquímica, de alumínio e de fertilizantes. E esses setores precisam de muito petróleo e gás para funcionar.

Desde 2004, o consumo do país tem crescido a uma taxa de 24% ao ano e hoje já chega a 2,3 milhões de barris por dia. Nesse ritmo, a previsão é que o consumo seja o dobro em 2020. Isso significaria que nas exportações sauditas, que são responsáveis pelo fornecimento de 12% do total de 86 milhões de barris que são consumidos diariamente pelo mundo.

A reportagem também mostra que a despeito dos recordes do petróleo, que subiram 57% no ano passado, a quantidade de barris embarcados para exportação recuaram 2,5%. Além do consumo dos países do Oriente Médio, outra causa para isso são os baixos investimentos de grandes países produtores como México, Noruega e Rússia.

Fonte: Míriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03