Categorias: Notícias

Tarso defende elaboração de dossiê para fins lícitos e diz que reunir informações não é crime

O ministro Tarso Genro (Justiça) voltou a defender nesta terça-feira a elaboração de dossiês para fins lícitos. Tarso disse que não é crime “qualquer governo” de “qualquer parte do mundo” realizar coletânia de documentos e informações.

Segundo ele, políticos e integrantes do governo podem fazê-lo desde que os fins sejam “lícitos”.
“Qualquer governo, qualquer parlamentar, qualquer pessoa, qualquer jornalista pode organizar documentos, classificá-los para fins lícitos, como por exemplo dar uma notícia, defender-se de uma determinada acusação, como defender de um trabalho que está sendo feito”, afirmou o ministro.

Em seguida, Tarso reiterou que esse tipo de procedimento não é ilegal. “Só disse e repito: fazer uma coletânia de documentos, organizá-los, para fins lícitos não é crime nem aqui, nem no Japão nem nos Estados Unidos nem parte alguma do mundo”, afirmou ele.
O comentário do ministro é uma referência às suspeitas de que integrantes da Casa Civil foram os responsáveis pela elaboração do dossiê com informações sigilosas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e integrantes de sua equipe com o uso de cartões corporativos e contas B.

Como exemplo sobre a legalidade de elaborar um dossiê, Tarso citou o fato de possuir um martelo em casa. Segundo ele, o martelo pode ser um objeto de trabalho, mas também se torna uma arma, dependendo da situação.

“Um martelo é um objeto normal que eu tenho na minha casa e que posso ter e não vai ser recolhido pela campanha de desarmamento. Agora se o martelo é utilizado para um fim ilegal, ele passa a compor um determinado tipo penal. Agora ele, o martelo, não é uma arma, é um objeto de trabalho”, disse ele.

Fonte: Folha Online/Renata Giraldi

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03