NOTICIÁRIO DO DIA
ALTOS ESTUDOS – Políticos, acadêmicos e empresários discutem nesta semana, no Instituto Tecnológico de Masschusetts, nos EUA, o desenvolvimento do Brasil e da América Latina. José Miguel Insulza, da OEA, e o lingüista Noam Chomsky, farão palestra no evento, co-organizado pelo Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil.
CULPA É DO TCU – Detalhes do dossiê sobre gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso contrariam a versão oficial de que o governo se limitava a organizar dados para alimentar o Suprim, o sistema de controle de suprimento de fundos da Presidência, informa Marta Salomon. Ontem, Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que fazer esse “banco de dados” foi recomendação do Tribunal de Contas da União.
ELEIÇÕES NO RIO – Marcelo Crivella (PRB) e Jandira Feghali (PC do B) lideram pesquisa Datafolha sobre intenção de voto para a Prefeitura do Rio. Em um dos cenários, Crivella tem 20%, e Jandira, 18% – empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa. Nesse cenário, Fernando Gabeira (PV), Solange Amaral (DEM) e Chico Alencar (PSOL) estão empatados (9%, 9% e 8%), e Alessandro Molon (PT) tem só 1% das intenções de voto.
PCC & FARC – Papéis apreendidos com Wagner Roberto Raposo Olzon, tesoureiro do PCC, revelam que a facção criminosa estabeleceu negociações com traficantes bolivianos ligados às FARC, informa Marcelo Godoy, do Estadão.
PROVA DE FOGO – A ministra Dilma Rousseff, favorita de Lula para suceder-lhe, enfrenta a primeira prova de fogo da candidatura com o escândalo do dossiê dos gastos de FH. Se ela cair, Lula perde seu terceiro presidenciável, após Dirceu e Palocci.
FAVORECIMENTO – Congresso confirma veto de artigo que autorizava penhora de imóveis avaliados acima de R$ 415 mil, e salva do confisco a mansão de R$ 50 milhões do ex-dono do Banco Santos. A decisão contou com o apoio do senador José Sarney, que nega atuação em benefício de Edemar Cid Ferreira.
LUTA INTERNA – As relações amistosas entre o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central estão ameaçadas. Descontente com o tom do BC em relação ao aperto monetário, Guido Mantega se antecipou e anunciou a intenção de reduzir prazos de financiamento. Convencido por Meirelles, o presidente Lula negou a medida. O próximo embate será a decisão sobre a taxa de juros em abril.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…