TCU RECOMENDOU BANCO DE DADOS, JURA DILMA
Além de descartar ir à CPI mista do Cartões Corporativos para explicar um suposto dossiê forjado por Erenice Guerra, sua funcionária de confiança, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, jurou no início da tarde que por “recomendação” do Tribunal de Contas da União (TCU) teria sido montado o banco de dados com despesas sigilosas do governo passado e do atual. Nada de dossiê, e, portanto, nada de demissão de Erenice, disse Dilma.
Seguem palavras dela durante entrevista na Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba:
– Houve por parte do Tribunal de Contas uma crítica aberta à forma como estavam sendo apresentados os dados da conta dos cartões corporativos. A partir desse momento, nós decidimos fazer o documento. Não fizemos pela conta de terceiro (se referindo a FH), mas a partir de nossas próprias contas. Por isso que dona Erenice assumiu. Repudiamos qualquer tentativa de fazer com que nosso banco de dados seja visto como um dossiê.
– O problema é que os gastos (com cartões corporativos e das chamadas contas tipo B) sempre foram muito dispersos, e o banco de dados tinha a tarefa de organizar estas informações, que são gigantescas.
– O TCU aprovou o banco de dados e pediu um recuo para 2002 (por excesso de zelo, explica Dilma, eles resolveram também levantar informações anteriores a 2002).
– Vamos investigar até o último minuto. E sabe qual é a minha esperança? É que muita gente viu isso [a circulação dos dados até a entrega a jornalistas]. Nós vamos saber quem fez isso. Estamos confiantes.
– Inventaram uma disputa política e repudio a visão distorcida que fizeram do processo do cartão corporativo.
– Tenho muita mais coisa a fazer. Prefiro passar 12 horas dentro do Planalto, cuidando do PAC.
– A pergunta que nos fazemos é quem está criando isso. Abrimos uma sindicância e vamos investigar como essas informações vazaram, quem, utilizando os recursos, formatou um documento de 13 páginas. O crime está no vazamento das informações, não pela qualidade das informações, que estão auditadas, mas porque são dados sigilosos.
– A Casa Civil tem uma divisão de trabalho. Ela (Erenice) cuida de tudo que não é PAC, da parte administrativa. A Erenice tem uma orientação. Tudo que o Tribunal de Contas pedir, nós acatamos. A ordem geral é que não podemos fugir de atender os pedidos do Tribunal de Contas. Decidimos fazer o Suprim (Superintendência de Suprimento de Bens e Serviços) a partir das nossas contas e foi isso que a dona Erenice fez.
Fonte: Blog do Noblat
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…