ELEITORALISMO
A agenda de Lula da Silva
A agenda eleitoral que o Palácio do Planalto está montando indica que o governo não vai improvisar nem confiar na sorte como em 2004, quando o PT pretendia conquistar mil prefeituras e não chegou nem à metade. No plano geral, apostará em seu sucesso pessoal e no desempenho da economia. No específico, o papel primordial será cumprido pelos programas assistenciais. O ano de 2007, como se vê já nos primeiros dois meses de 2008, foi de intensos e bem acertados preparativos.
Primeiro, ampliou-se o Bolsa Família para incluir jovens de 16 e 17 anos por meio de uma medida provisória assinada no último dia do ano passado, a fim de escapar às restrições da Lei Eleitoral. Depois, outra MP criou uma bolsa de R$ 400 para participantes do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Esta semana foi lançado um programa de ajuda rural a 958 municípios, os chamados Territórios da Cidadania, que receberão R$ 11,3 bilhões neste ano.
Dora Kramer, jornalista
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…