Correndo atrás do prejuízo – no palanque, como sempre
O presidente Lula critica o DEM (ex-PFL), argumentando com irritação que os antigos pefelistas e atuais democratas torcem contra o país. Nos cursos de Ciência Política, a gente estuda uma figura chamada strawman, espantalho. O strawman funciona como o saco de pancadas no treinamento de boxe. É falso, mas funciona como se fosse um adversário. Na retórica, o saco de pancadas é uma maravilha. O presidente Lula foi dos primeiros políticos a perceber as evidentes vantagens político-eleitorais da construção retórica, volto a dizer, falsa e fictícia, até mesmo mal-intencionada, de um “espantalho”. Desde que assumiu o poder, Lula não se cansa de criticar e atacar “aqueles que torcem todo dia para o país não dar certo”. Quem é que disse que a oposição atual torce para o país não dar certo???!!! A única oposição que se conhece que torcia para nada dar certo, uma oposição birrenta, adolescente, na base do “não vi, não gostei, não considerei e não vou votar”, hoje está no poder. Eram bravatas, diz o próprio presidente Lula. Pois é. Então tá.
Fonte: Lúcia Hippólito
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…