DENÚNCIA
Lesões em menina presa no Pará
Seis exames feitos pelo Centro de Perícias Renato Chaves na menina L., que ficou 24 dias numa cela com vinte homens da cadeia de Abaetetuba, no Pará, três tiveram resultado positivo para lesões corporais em fase de cicatrização, conjunção carnal e ato libidinoso. Outros dois exames deram negativo para gravidez e contágio de doenças sexualmente transmissíveis, enquanto o último, feito na arcada dentária da garota, comprovou que ela tem idade entre 15 e 17 anos.
O delegado-geral adjunto, Justiniano Alves Junior, que anunciou o resultado, disse que as investigações deverão apontar em que circunstâncias aconteceram as lesões na garota. Em depoimento ao Conselho Tutelar, ela teria dado o nome dos presos que a violentaram sexualmente em troca de comida. A menina, que também apresentava marcas de queimaduras nos pés, disse que os presos a queimavam com pontas de cigarro enquanto dormia.
Carlos Mendes, jornalista (de Belém)
OPINIÃO: O revoltante caso ocorrido sob a complacência do PT-governo no Pará não pode ser esquecido como querem os depoimentos diversionistas dos parceiros da governadora Ana Júlia Carepa, uns negaceando a menoridade, outros justificando a situação alegando possível alienação da vítima. A sociedade brasileira deve exigir uma punição exemplar para os responsáveis, inclusive por omissão, da brutalidade ocorrida na prisão de Abaetetuba. (MS)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…