BASTIDORES
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa correr frouxo o movimento parlamentar que visa o 3º mandato, mas num “plano B” trabalha em duas frentes para a sucessão presidencial de 2010. Lança mão do núcleo do PT que lhe é mais próximo para convencer o partido de que nenhum petista terá densidade eleitoral semelhante à do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que deverá se lançar pela terceira vez como candidato à Presidência da República.
Na incerteza de que será capaz de evitar candidatura própria do PT, o Presidente trabalha discretamente para viabilizar o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Ele protege Dilma da disputa político-partidária, aconselhando-a a se expor menos e impedindo-a de centralizar as ações do governo, equívoco cometido, em sua opinião, por seu antecessor na Casa Civil, José Dirceu. Lula aposta na idéia de que o sucesso do PAC e o crescimento da economia em torno de 4,5% nos próximos anos transformarão a ministra no principal nome petista à sucessão.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…