BASTIDORES
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa correr frouxo o movimento parlamentar que visa o 3º mandato, mas num “plano B” trabalha em duas frentes para a sucessão presidencial de 2010. Lança mão do núcleo do PT que lhe é mais próximo para convencer o partido de que nenhum petista terá densidade eleitoral semelhante à do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que deverá se lançar pela terceira vez como candidato à Presidência da República.
Na incerteza de que será capaz de evitar candidatura própria do PT, o Presidente trabalha discretamente para viabilizar o nome da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Ele protege Dilma da disputa político-partidária, aconselhando-a a se expor menos e impedindo-a de centralizar as ações do governo, equívoco cometido, em sua opinião, por seu antecessor na Casa Civil, José Dirceu. Lula aposta na idéia de que o sucesso do PAC e o crescimento da economia em torno de 4,5% nos próximos anos transformarão a ministra no principal nome petista à sucessão.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…