Categorias: Notícias

3º artigo da série sobre o mensalão

Mensalão: Ministros já estão com a sentença no juízo

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

O humorista José Simão afirma que o Brasil é o país da piada pronta. E isto pegou. Surge a toda hora uma dessas piadas prontas, nascidas da espirituosidade do povo brasileiro, cuja argúcia está no DNA da mistura de raças, conforme ensinava o mestre Darcy Ribeiro.

No desenrolar da enfadonha Ação 470 do STF – ainda mais maçante para os que sabem terem os ministros a sentença já pronta no juízo – as piadas fizeram o contraponto alegre desde há primeira hora, quando uma ‘tendência’ de advogados lulo-petistas quis impedir o uso da palavra Mensalão no jornalismo escrito, falado e televisado.

Foi ou não um gracejo, motivo de boas risadas? Por tão cretina manifestação politiqueira, a direção do Partido dos Trabalhadores correu a desmentir esse besteirol por Nota Oficial, afirmando que a iniciativa não foi cogitada pelo partido…

Ainda bem, porque a história pegou na Rede Social como catapora em creche, até levada a sério por muitos comentaristas, inclusive o jornalista e professor Eugênio Bucci que, comentando-a em artigo disse que “(,,,) Na língua que falamos mora a nossa chance de liberdade. E de acabar com todos os mensalões”.

No processo do mensalão, a cachoeira (sem ambigüidade) de colocações engraçadas não parou aí. As defesas do indefensável trazem individualmente chistes incríveis. Difícil não rir com Lula dizendo que não sabia de nada, ir à tevê pedir desculpas, demitir José Dirceu e expulsar Delúbio Soares do PT…

Não há zombaria maior do que ouvir o advogado de Dirceu discursar emocionado que o seu cliente jamais negociou apoios de parlamentares com benesses de compra e troca!… E não contente afirmar que ignorava a vida partidária após assumir a Casa Civil da Presidência…

…E a piada da defesa afirmar tonitruante que o único motivo de José Genoíno sentar-se no banco dos réus era ter ocupado a presidência do PT na época em que surgiu o escândalo do Mensalão. Genoíno não tinha vocação para cuidar de finanças, preocupando-se apenas com a formação política da militância e o relacionamento do partido com os movimentos sociais.

No anedotário, a hilária situação do ex- Delúbio Soares, confessando-se culpado por um simples Caixa 2, ‘normalíssimo’ em todos os setores da atividade social e ocorrência trivial em todos os partidos do mundo…

O defensor de Delúbio chega às raias do cinismo. Por seu intermédio soube-se que o seu cliente operou Caixa 2, mas não corrompeu ninguém… “O PT não poderia fazer transferência bancária porque o dinheiro era ilícito”, e que “Delúbio não foge à responsabilidade”. É mais uma pilhéria, gozando com o Egrégio Tribunal, porque o crime do Caixa 2 já está prescrito.

…E João Paulo, quando na presidência da Câmara dos Deputados, contratava as empresas de Marcos Valério sem conhecer o seu titular das empresas… Coitado! Com a sua mulher, inocente, que errando o endereço do dentista, passa na porta do banco e chamam-na para entregar-lhe de graça, R$ 50 mil…

Extravagante no anedotário do peleguismo é a narração da situação financeira do PT. Lascada. Sem um tostão no cofre e devendo os tubos da campanha de Lula. As contas de luz e TV a cabo estavam endividadas, mas mesmo assim conseguiu empréstimos milionários em dois bancos mineiros.

Digo que os bancos são das Minas Gerais, porque lá tem um monte de banqueiros abestalhados – uns verdadeiros mequetrefes – emprestando dinheiro a rodo, sem garantia alguma… Só de ouvir falar de um conterrâneo, o importante ministro José Dirceu, que estava desligado do partido por consciência cívica. Como poderia ocupar uma função pública e atuar num partido político?

A última (por enquanto) neste capítulo hilariante da vida nacional foi descobrirmos que a hierarquia petista que elegeu um presidente da República não mantinha contatos entre si. Não se conheciam; aliás, pouco se davam. Para eles, mensalão, semanada, pagamentos-de-vez-em-quando, tudo, foi invenção de um louco, Roberto Jefferson, e aproveitada pelos golpistas que controlam a mídia no Brasil.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03