O tremor ocorreu na costa da região de Bio-Bio, às 6h19 locais (mesmo horário de Brasília). O abalo localizou-se a uma profundidade de 35 km, a 40 km da cidade de Concepción e a 440 km da capital, Santiago.A energia elétrica chegou a ser cortada por alguns minutos e várias pessoas foram às ruas na cidade de Concepción, com medo do tremor, que teve cerca de um minuto de duração.
Não houve alerta imediato de tsunami, segundo o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico. A Marinha do Chile também descartou minutos depois a possibilidade de uma onda gigante. Minutos antes do tremor, às 6h08, houve outro, de magnitude 4,7 graus e com epicentro em terra firme perto de San Rosendo, cerca de 570 quilômetros ao sul de Santiago. Durante a madrugada houve outros terremotos, o primeiro à 0h34 e de 5,7 graus.
O governo chileno reconheceu que aportes do Banco Mundial serão indispensáveis para a reconstrução das áreas atingidas pelo terremoto, o que deverá se estender por pelo menos três anos. A medida que os dias avançam, diminuem as chances de resgatar sobreviventes nos destroços. Réplicas do tremor assustam a população.
O terremoto de sábado deixou a economia do Chile “seriamente comprometida”, segundo relatórios divulgados ontem pelo governo. O crescimento do país deve ser de 1% em 2010, ante a previsão inicial de 4%. A reconstrução pode levar de 3 a 4 anos.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…