RECEITA FEDERAL
Versões da substituição de Rachid por Lina
Para a substituição de Jorge Rachid por Lina Maria Vieira no comando da Receita Federal do Brasil havia ontem duas versões desencontradas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou a pelo menos um ministro do Palácio do Planalto que Rachid pediu para sair. A versão contada pelo ex-secretário a amigos e assessores próximos é outra.
Ele conta que foi demitido e comunicado que seria substituído por Lina Maria Vieira, superintendente da Receita na 4ª Região Fiscal. No Diário Oficial, consta que sua exoneração foi feita “a pedido”. As versões desencontradas de Mantega e Rachid têm uma razão e ainda podem criar algum constrangimento para o ministro da Fazenda.
Desde que assumiu o ministério, em março de 2006, Mantega planejava demitir os dois remanescentes da equipe de seu antecessor, Antonio Palocci – Bernard Appy, então secretário-executivo da Fazenda, e Jorge Rachid. O desejo nunca era concretizado porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostava dos dois e, na prática, obrigava Mantega a mantê-los nos cargos.
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…