Categorias: Notícias

Filmes que amamos

Juno, por exemplo. Vi recente, atrasado, pós levada do Oscar. E adorei. Filme bom, bem escrito e interpretado. Gosto de filmes que conseguem parecer a vida, sem aqueles textos de frases prontas, que parecem a maioria das comédias da Sony, por exemplo. Fica aquele monte de gente esperta que nada atinge e tudo tem uma resposta. Juno tem um monte de respostas, mas parte de perguntas bem feitas.

Não é a toa que tem uma frase chave ali que é “Encontre alguém que te ame por quem vc é. Alguém pra quem vc não precise ser outro”. É uma frase de pai pra filha, mas é como se a autora, ex-stripper entre outras vidas, tivesse cansado de dançar pros outros e dissesse “Ok, pessoal, só tem um jeito que vale a pena. Sendo real e honesto”. E assim vai, doce.

A trilha também segue o rumo, é bem gostosa e tem aparecido bastante aqui em casa.
A verdade é que Juno tem potencial pra ser um legítimo FQA. Os FQA são aqueles filmes que te pegam de surpresa. Aqueles, que quando vc percebe, já está vendo de novo. Eles te tiram pra dançar, e antes de dar mais um gole de Martini seco com azeitonas rosas, lá está vc, rodopiando na pista.

Os FQA raramente, muito raramente, estão na lista dos Melhores. Doce Vida de Fellini, por exemplo. Na lista dos meus 10, mas não é um FQA. Eles não são pra casar. Fanny e Aleksander, genial, é. São mais livres, um jeito de casa da avó. Você está ali, zapeando, e pronto. Eles aparecem. Jerry Lewis, por exemplo. Seinfeld, estão, atrasa até batizado.

Os FQA, como os amores, são muito pessoais, claro. Tem esse que reprisam toda hora, Crime Perfeito. Com a Jodie Foster, que também fez o Silêncio dos Inocentes, que cá entre nós, apesar da pinta, também é um FQA. É bom lembrar que o DNA dos FQA está na árvore Allen, de Woody, com os irresistíveis Manhattan e Annie Hall. Ou, nos ingleses mais simples, como Nothing Hill e Quatro Casamentos e um Funeral. Simples como a gente.

Ou esse que não sai da minha cabeça, Dançando na Chuva, que passou ontem sei lá que horas, i’m singing in the rain, just singing in the rain….toda vez que vejo, espero essa hora. Um legítimo, inquestionável e insubornável FQA.

Fonte: Dan Stulbach, ator e blogueiro

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DOS ESPÍRITOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…

8 de dezembro de 2025 9h23

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36